Origem: Holanda
Utilização: caça, companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo encaracolado e rústico
Cores: cor marrom ou preto, ou combinações de uma dessas duas cores com o branco
Temperamento: alerta, temperamental e afetivo
Discritivo
Uma raça tipicamente utilizada para a caça de pequenos mamíferos, o Cão d’Água Frisão é natural da Holanda, na província de Frísia, onde foi muito utilizado nas terras baixas e úmidas da região.
O animal tem entre 55 e 59 cm de altura e pesa entre 15 e 20 kg. O seu pelo é grosso e encaracolado, com exceção das orelhas e pernas, onde ele se mostra mais liso. Esse tipo de pelo torna o animal resistente à água. Ele pode ser marrom ou preto, ou combinações de uma dessas duas cores com o branco.
Histórico
Uma variação inicial do Cão d’Água da Frísia existe há pelo menos 400 anos em sua província natal. Acredita-se que o animal seja resultado de misturas de cachorros ciganos com animais da Frísia, talvez o Cão d’Água antigo, que hoje está extinto.
Apesar de quase desaparecer durante a Segunda Guerra Mundial, o animal tem ganhado popularidade e está se difundindo cada vez mais pela Europa.
Cuidados e Dicas
É um animal que precisa de muitos exercícios para se manter feliz e seu pelo requer escovações semanais.
Curiosidades
O formato dos olhos do Cão d’Água da Frísia faz com que ele tenha um olhar de tristeza quase permanente, independentemente do estado emocional do pet.
0 Comentários