About Me

header ads

Porque as Pessoas Abandonam seus Bichos?


Mesmo previsto pela lei federal como crime, diariamente, uma infinidade de pessoas se desfaz dos seus animais 

 Uma gatinha de nome Chica, depois de ser resgatada da rua, foi adotada por uma pessoa que se comprometeu a cuidar dela. Mas a Chica escapou por um buraco da rede de proteção e caiu 7 andares. Ficou paralítica, não faz mais xixi ou cocô sozinha, precisa de cuidados especiais. Ela virou um problema, que muitas pessoas solucionam da maneira que acham mais simples: se desfazem dos bichinhos.
E aí alguma Ong de proteção animal recolhe ele da rua, como aconteceu com a Chica, ou então os ditos donos, pensam: como vou me livrar sem colocar na rua? E aí abandonam em pet shops, fingindo deixar os animaizinhos para banho, e nunca voltam para buscá-los. Ou amarram na porta da casa de alguém que sabem que gosta de animais. E, muitas vezes, não se dão ao trabalho mesmo e os abandonam à própria sorte em um lugar qualquer que não sejam vistos e possam esconder seu crime. 

 Muita gente acha que o abandono de animais são casos isolados, daqueles que a gente ouve falar vez e outra. Mas a realidade é dura e muito diferente. Diariamente, centenas de animais são abandonados em todo mundo. Nas grandes capitais, o número é maior. Ainda que seja crime previsto pela lei federal, as pessoas se desfazem dos seus animais como se fossem sacos de lixo. Mas isso não é privilégio dos brasileiros. Na Europa os animais são abandonados às dezenas na época das férias escolares e verão. As famílias vão viajar e deixam os cães amarrados em postes nas estradas para que as Ongs os recolham ou alguma pessoa de bem. Mas eles são um pouco mais preocupados que os brasileiros, pois estão sempre publicando campanhas de conscientização sobre essa crueldade. 

 As duas causas 

 O abandono tem dois motivos: A principal delas é a reprodução descontrolada dos animais. Os animais domésticos que não são castrados cruzam e as crias indesejadas são jogadas nas ruas pelos próprios donos dos animais. Os que têm sorte conseguem ser adotados. Os menos sortudos morrem atropelados, envenenados ou famintos em algum lugar. Os que não morrem assim, acabam nas mãos do Centro de Controle de Zoonoses, a famosa carrocinha, e, depois de três dias, são eutanaziados - explicando com outras palavras: são mortos com uma injeção letal. O crime? Terem nascido. 

 A prefeitura gasta muito mais para matar esses animais do que se mantivesse um programa de controle populacional. Se a população carente pudesse castrar seus animais de graça, o fariam, e todas essas ninhadas abandonadas não estariam nas ruas, procriando e aumentando o problema cada vez mais.

Postar um comentário

0 Comentários