About Me

header ads

Norueguês da Floresta

 


Ficha Técnica

Origem: Noruega

Utilização: Uma companhia adorável e aprecia a adoração dos donos.

Porte: Grande

Pelagem: A pelagem do Norueguês da Floresta é uma verdadeira obra de arte. É um pelo longo com subpelo espesso que o protegia do inverno rigoroso da Noruega. O pelo de cima é liso, brilhante e quase impermeável. A pelagem pode se tornar ainda mais espessa nos meses frios, quando o subpelo fica mais denso. A pelagem é curta na região dos ombros, aumentando o comprimento ao longo do corpo, até chegar no rabo, que é extremamente peludo. A região do pescoço forma uma espécie de juba. Todas as cores de pelagem são aceitas, menos o colourpoint (padrão de pelagem do Siamês).

Cores: Branco, Preto, Azul, Vermelho, Creme, Prata, Dourado, Vermelho, Cameo, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Azul Creme, Marrom 

Temperamento: O olhar do Norueguês da Floresta diz bastante sobre ele. Muito seguro de si, esse felino é estável e equilibrado, são fáceis de lidar e calmos, mas também são brincalhões. É um verdadeiro atleta natural, preferindo lugares altos como a estante, armários e guarda roupas. Ele é um gato carinhoso, amigável e se dá muito bem com a família. Sua aparência selvagem e seu tamanho podem assustar à primeira vista, mas quem tem um Norueguês sabe que são felinos muito amáveis e dóceis. Seus antepassados passaram bastante tempo em ambientes hostis e com mudança de temperatura, por isso, são gatos que lidam bem com situações adversas do dia a dia e quase nada o tira do sério. Seus ronronados são potentes e sempre que ele estiver relaxado irá demonstrar isso ronronando muito para seu pai humano. Tendem a não escolher apenas um membro na família para amar, mas sim, amam igualmente a todos.

Expectativa de Vida:  Entre 14 e 16 anos. 

Peso: Macho: grande: 5,5 kgs - Fêmea: grande: 5,5 kgs


Descritivo

O Norueguês da Floresta, também conhecido como Norwegian Forest Cat, tem uma aparência selvagem. É um gato que chama atenção por sua beleza e pelagem longa. Apesar de parecer um Lince, esse gato não tem temperamento selvagem, é bastante equilibrado e carinhoso. É um felino de origem antiga e muitas lendas e mitos circulam sobre sua história, sendo associado muitas vezes com os Vikings.

Os padrões do Norueguês da Floresta foram reconhecidos pelas associações de gatos apenas em 1970, mas sua história começou há milhares de anos na Escandinávia. Uma das lendas diz que o Thor, o mais forte de todos os deuses, não conseguia carregá-lo e os trenós que levavam a deusa Freya eram puxados por gatos idênticos ao Norueguês da Floresta. O que se sabe é que esses gatos viveram por muito tempo nas temperaturas frias da Europa até despertarem o interesse dos criadores, desenvolvendo a raça que conhecemos hoje.

Histórico

Na lenda, o gato sai ziguezagueando as árvores na floresta, aparecendo e desaparecendo como mágica. Às vezes tudo o que pode ser visto é a cauda longa e peluda desse gato mágico. Ele sabe o que está acontecendo quando o homem não sabe. Ele até mesmo sabe o que está no coração do homem. Esse lindo gato com uma cauda adorável e incomum é o gato Norueguês da Floresta.

Com uma lenda tão bela quanto a raça em si, os criadores na Noruega começaram a desenvolver o seu gato mágico da floresta em uma raça que seria aceita em concursos de beleza. O gato Norueguês da Floresta foi exposto pela primeira vez em um concurso de beleza para gatos na Noruega antes da Segunda Guerra Mundial.

Levou um bom tempo até que o gato Norueguês da Floresta conseguisse o seu lugar nos Estados Unidos onde o Maine Coon, o gato nativo da floresta dos Estados Unidos, já tinha conseguido encantar o país. Com um grupo de criadores dedicados em manter o gato Norueguês da Floresta no hall de concursos de beleza, essa raça se tornou bem conhecida nos Estados Unidos onde possui devotos seguidores.

Cuidados e Dicas

Brinque muito com o seu Norueguês e gaste toda sua energia. São gatos ativos e grandes que se não forem estimulados podem ficar obesos. Ofereça um enriquecimento ambiental com lugares altos, já que são escaladores natos, arranhadores e tocas para se esconderem. A raça é conhecida por sua pelagem longa e densa. Para evitar nós, é necessários escova-los pelo menos três vezes por semana. Há épocas (principalmente na primavera) em que sua pelagem pode cair mais, sendo recomendada uma escovação diária. Ofereça uma alimentação de alta qualidade para seu gato e fique atento ao aspecto de seus olhos, ouvidos e dentes. É recomendado que os dentes dos gatinhos sejam escovados pelo menos uma vez por semana para evitar doença periodontal. Leve o seu Norueguês ao médico veterinário para check-ups semestrais ou anuais e mantenha suas vacinas em dia.

Curiosidades

O Norueguês da Floresta não era tão conhecido, porém tudo mudou quando o Rei norueguês Olaf V o nomeou como gato nacional, ficando popular rapidamente. Com seus grandes corpos e caudas espessas, o Maine Coon e Norueguês da Floresta parecem o mesmo gato. As aparências não enganam, pois testes genéticos indicam que o Maine Coon é descendente dessa raça.

Postar um comentário

0 Comentários