About Me

header ads

Havana

 


Ficha Técnica

Origem: Cuba 

Utilização: O Marrom da Havana é um gato brincalhão, mas muitas vezes ela se contenta em apenas brincar com um brinquedo favorito. Ele também vai brincar com o seu dono, mas pode querer ficar sozinho às vezes. Essa raça tende a se aproximar a uma pessoa e se apega com essa pessoa para o resto da vida.

Porte: Médio

Pelagem: Curta, Média, Macia

Cores:  Marrom, Lilás, Chocolate 

Temperamento:  A maioria desses gatinhos é extrovertido, brincalhão e carinhoso de uma maneira encantadora

Expectativa de vida:  8-13 anos

Peso: Macho: médio:3,6-5,44 kgs /Fêmea: pequena:3,62 kgs

Descritivo

Também conhecida como Havana Brown, essa raça é descrita como um gato marrom chocolate de olhos verdes hipnotizantes. Eles são alertas, inteligentes, afetuosos e ocasionalmente travessos. Uma raça indicada para verdadeiros amantes de gatos, pois muitos dizem que, uma vez que você foi conquistado por um Havana Brown, não terá volta. Sua história começou em meados de 1950 como resultado de cruzas entre siameses e gatos pretos domésticos por vários criadores ingleses dedicados, cujo objetivo era gerar um gato marrom. Em 1958, a raça foi reconhecida por clubes felinos na Grã-Bretanha e o primeiro Havana foi importado para os Estados Unidos. Essa é uma raça bem rara e está ameaçada de extinção, porém, pessoas de todo o mundo estão fazendo esforços para que isso não aconteça.

Histórico

O Marrom da Havana tem uma história digamos nebulosa. Alguns historiadores de gatos acreditam que essa linda raça surgiu de um cruzamento acidental, embora outros acreditam que o cruzamento foi deliberado. Seja qual for o caso, em 1952 na Inglaterra, um filhote chocolate nasceu. Esse filhote foi nomeado Elmtower Bronze Idol sendo considerado o primeiro filhote Marrom da Havana. No ano seguinte, foram quatro Marrons da Havana machos. Eles foram a base da raça Marrom da Havana.

O Marrom da Havana foi assim nomeado por sua cor marrom profunda e rica do charuto de Havana. Isso causou certa confusão no surgimento da raça, pois muitas pessoas acharam que isso significava que a raça foi originada em Cuba ao invés da Inglaterra. Em determinado momento se tentou uma mudança de nome para "Chestnut Brown (Castanha Marrom)”, mas o nome não pegou e nome da raça voltou para o original Marrom da Havana.

O Marrom da Havana é conhecido como Havana na Europa e em uma entidade de registro de gatos nos Estados Unidos. O uso europeu de Havana é histórico, enquanto a alteração americana reflete que a raça existe em uma cor fora o seu tradicional marrom profundo.

O Havana é uma raça bem rara. Se houvesse uma lista de raças de gatos em extinção, o Marrom da Havana provavelmente lideraria a lista. Atualmente, tentativas estão sendo feitas para salvar essa raça da extinção. Para esse fim, os cartórios de registro de gatos precisam reabrir a raça. Isso significa que eles poderão alterar as regras de registro para permitir o intercruzamento de Marrons Havana com outra raça. Por isso caso veja um Marrom da Havana, entenda que o gato assim registrado poderá ter outra raça em seu pedigree. Isso poderá significar mudanças sutis porém importantes em sua personalidade e hábitos assim como aparência.

Cuidados e Dicas

O Marrom da Havana deve ter sua nutrição controlada para assegurar que ele não vai ficar acima do peso. Ele é esbelto e musculoso devendo ser mantido nessa condição.

 Havana Brown é um gato resistente e saudável, apresentando pouca predisposição a doenças. Porém, alguns estudos mostraram uma certa prevalência da raça em desenvolver Urolitíase por oxalato de cálcio. Essa doença, também conhecida como cálculo urinário, é definida como a presença de cálculos (“pedras”) no sistema urinário e pode ser bem perigosa. Outro problema apresentado pelo Havana é que eles não são tão tolerantes ao frio, então é necessário mantê-los quentinhos dentro de casa.

Curiosidades

O Marrom da Havana é uma raça bem rara. Se houvesse uma lista de raças de gatos em extinção, o Marrom da Havana provavelmente estaria no topo.

O Havana é o único gato que possui bigodes marrons. Outra curiosidade é que não se sabe ao certo de onde veio o nome Havana, mas os apaixonados por essa raça possuem teorias. Algumas pessoas dizem que o Havana Brown recebeu o nome da rica e lustrosa cor dos charutos cubanos.

Postar um comentário

0 Comentários