About Me

header ads

German Rex

Ficha Técnica

Origem: Alemanha

Utilização: Um gato amável e carinhoso, o Rex Alemão forma um laço estreito com seu dono e gosta de bastante espaço para brincar.

Porte: Pequeno  para médio 

Pelagem: Curta, Cacheada. O Rex Alemão possui pelagem incomum sem subpelos. Sua pelagem curta e sedosa, enrola naturalmente.

Cores: Branco, Azul, Preto, Creme, Vermelho, Marrom, Frost, Platinum, Fulvo (Fawn), Chocolate, Castanho (Chestnut), Lavanda, Champagne, Foca (Seal)

Temperamento: Brincalhão, Carinhoso, Leal 

Expectativa de vida: 9-14 anos 

Peso:  Macho: pequeno: - 3,62 kgs  / Fêmea: pequena: - 3,62 kgs

Descritivo

Um gato de pelagem frisada, essa é a melhor definição para o German Rex. Essa raça compõe junto com o Cornish Rex e o Devon Rex o grupo de gatos da raça Rex – mesmo nome dado ao gene que confere a esses gatos o característico pelo frisado. Apesar do reconhecimento que as outras raças têm, o German Rex é ainda pouco reconhecido pelas associações felinas, sendo uma raça considerada rara mesmo na Europa.

O German Rex é um gato com um humor geralmente constante e animado, sendo bastante tolerante e paciente. Ele é uma boa opção para pessoas com crianças ou outros animais de estimação, sendo um gato que gosta de ficar dentro de casa, mesmo com sua grande adaptação a variados estilos de vida. Esse gato costuma ser muito ativo, mas aprecia momentos de tranquilidade perto de sua família humana.

Histórico

Não é comum no mundo dos gatos uma mutação genética espontânea. Em 1950 em Cornwall, Inglaterra, nasceu o primeiro filhote Cornish Rex de um gato vigia com um progenitor desconhecido. O dono levou esse gato com pelagem ondulada para casa, o nomeou de Kallibunker e começou aquilo que virou a raça Cornish Rex.

Um ano depois, outra fêmea de pelo ondulado, Laemmchen, foi encontrada no pátio e no porão do Hospital Hufeland no que era conhecido na época como Alemanha Oriental. A sua dona também não sabia nada sobre as origens desse gato. No final dos anos 50, Laemmchen teve uma ninhada com dois filhotes de pelagem ondulada, apesar de não ter mais nada além de filhotes de pelo liso em várias das primeiras ninhadas. Essa ninhada virou a base da raça Rex Alemão.

Os gatos Rex Alemão fizeram sua primeira aparição em 1960 e rapidamente se espalharam da Alemanha para a França, Inglaterra e Estados Unidos.

Por um tempo, a confusão aumentou para separar a natureza do Devon Rex, do Cornish Rex, e do Rex Alemão. Após o Cornish e o Rex Alemão terem sido intercruzados, descobriu-se que eles eram geneticamente compatíveis. Diferentemente do cruzamento entre o Cornish Rex e o Devon Rex, que produzia somente filhotes de pelo liso, o cruzamento entre o Cornish rex e o Rex Alemão produzia filhotes de pelo enrolado. Em algumas partes da Europa, alguns Cornish Rex podem remontar a sua antecedência aos gatos que formaram o Rex Alemão.

Como resultado da similaridade genética entre o Cornish Rex e o Rex Alemão, o Rex Alemão não é mais criado como uma raça separada em muitos países. Hoje, a raça é rara mesmo na Alemanha.

Cuidados e Dicas

A manutenção do German Rex é bastante simples. O mais indicado é que esse gato seja acostumado a tomar banhos ocasionais com produtos indicados para o seu tipo de pelo, evitando o excesso de oleosidade. No lugar de escovação é possível utilizar uma luva de flanela para remover os pelos mortos e manter o aspecto sedoso e aveludado de seu pelo, sem desfazer sua aparência frisada - esse procedimento deve ser semanal.

Curiosidades

Esse gato costuma ser muito ativo, mas aprecia momentos de tranquilidade perto de sua família humana.

Postar um comentário

0 Comentários