About Me

header ads

Manx

 


Ficha Técnica

Origem: provavelmente veio da ilha de Man, uma ilha localizada no Mar da Irlanda. A origem dessa raça é incerta.

Utilização: Um gato sossegado, o Manx tem tudo para se relacionar bem com todas as pessoas na sua vida e oferecer vários anos de uma adorável companhia.

Porte: Médio

Pelagem: Curta, Longa

Cores: Branco, Azul, Vermelho, Creme, Prateada, Escame de Tartaruga (Tortoiseshell), Azul Creme, Marrom 

Temperamento: O Manx é um gato sossegado e dócil. Ele parece não se aborrecer com nada. Ele é uma companhia adorável e adora estar com pessoas.

Expectativa de vida: 9 - 13 anos

Peso: Macho: médio: 3,6-5,44 kgs / Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.

Descritivo

O Manx é um gato médio, porém robusto e estrutura óssea forte O Manx pode parecer maior do que realmente é e os amantes de gatos poderão não perceber o quão pesado ele pode ficar na maturidade.

O Manx é um gato arredondado com cabeça redonda, olhos redondos, arredondamento na base dos bigodes e base da calda redonda. As orelhas formam um formato de diamante quando vistas por trás. A extremidade traseira do Manx é mais alta do que a dianteira, que fica aparente quando ele está de pé.

No Manx completamente sem cauda, você passa a mão pela a base da calda sem parar e sem sentir nenhuma protuberância. Esses gatos são chamados de Rumpy/ies. Nem todos os os Manx são completamente sem cauda. Alguns Manx são chamados de Stumpy/ies (toco de uma cauda pequena) pois esses gatos possuem um toco de cauda bem pequeno. Outros são chamados de Rumpy Riser/s (Pequeno relevo na base da cauda) quando sua mão desce pela base da cauda fazendo a pequena cauda levantar. À medida que o Rumpy Riser envelhece, a sua pequena cauda poderá ficar coberta por um coxim adiposo que não mais se levantará quando você passar a mão nessa região. Alguns filhotes de Manx nascem com caudas inteiras e alguns nascem com a metade da calda.

O Manx tem pelo curto, mas seu pelo é uma pelagem dupla. Isso torna o pelo espesso e denso. Alguns cartórios de registro de gatos também reconhecem o Manx de pelo longo. Alguns consideram o Manx de pelo longo uma raça separada chamada Cymric; outros apenas o chama de Manx de pelo longo.

Histórico

O Manx é uma das raças de gatos mais antiga conhecidas. Muitas lendas maravilhosas cercam a origem dessa raça. A mais interessante, porém a menos geneticamente precisa, é que o Manx estava tirando um soneca quando Noé convocou todos os animais para a arca. Ele despertou justo no momento em que Noé estava fechando a porta da arca. Ele conseguiu entrar na arca a tempo, mas Noé fechou a porta acidentalmente na sua cauda, a cortando por inteiro. Outra lenda conta que a raça veio de um dos navios da Armada Espanhola que afundou na costa de Ilha de Man em 1588.

A origem verdadeira do Manx provavelmente tem mais a ver com navios comerciais que iam da Fenícia para o Japão. Talvez esses navegantes selecionaram alguns gatos japoneses com cauda em formato de saca-rolhas, os trazendo ao navio como caçadores de ratos ao invés de importá-los como uma nova raça de gato.

O primeiro Manx campeão recebeu o nome de Bonhaki. Esse Manx rajado-prata alcançou essa honra em Londres por volta de 1900. O Manx tem sido criado nos Estados Unidos desde o começo dos anos 30 e o primeiro Manx grande campeão dos Estados Unidos foi coroado em 1951.

Cuidados e Dicas

O Manx deve ter sua nutrição rigorosamente controlada para mantê-lo em boas condições. Eles tendem a ter grande apetite podendo ficar acima do peso de maneira até rápida.

Apesar de ser um pouco sossegado, o Manx ama correr e brincar. Ele tem andar peculiar e parece uma bola de boliche correndo pela casa toda.

O pelo deve ser cuidado diariamente devido à pelagem dupla. Uma boa escovação é importante para manter a pelagem macia pois a subpelagem se acumulará com o tempo se a escovação for negligenciada. Deve-se prestar atenção especial durante a temporada de soltura de pelos.

Curiosidades

Descrita como uma das raças mais antigas do mundo, o Manx vem competindo por um lugar de honra na Cat Fanciers Association desde 1920. No entanto, apesar de adquirir popularidade na Grã Bretanha desde 1870, o Manx não é reconhecido em mostras felinas oficiais.


Postar um comentário

0 Comentários