Origem: Estados Unidos
Utilização: o gato lobo tem um caráter normal tal como qualquer outro felino doméstico. As pessoas pessoas que conviveram com eles, descrevem estes gatos como muito carinhosos, doces, amistosos, brincalhões, alegres, muito inteligentes, um pouco bagunceiros e bastante ativos. Além disso, têm um instinto caçador marcado e são um pouco desconfiados de quem ainda não conhece, embora demorem pouco tempo a se aproximarem e a se deixarem conhecer. De fato, já os chegaram a comparar com cachorros no que diz respeito à sua personalidade
Porte: Médio
Pelagem: O pelo é curto e de cor ruano, ou seja, têm uma cor base preta ou cinza e têm pelos e mechas brancas, dando um aspeto de manto mesclado e desordenando. Além disso, o tipo de pelo é suave embora tenha uma aparência dura e áspera.
Cores: Preto ou cinza e têm pelos e mechas brancas
Temperamento: Ativo, Afetuoso
Expectativa de vida: Pode chegar aos 20 anos
Peso: 3,5 a 7 kg
Descritivo
O Lykoi é um gato parcialmente ou quase completamente sem pelos que é geneticamente distinto do Sphynx. A sua pelagem é única em aparência e se assemelha ao revestimento de um gambá. O padrão é um pelo sólido e preto, uma cabeça em forma de cunha e um corpo sem excesso de massa. O Lykoi é considerado amigável em seu comportamento. Eles exibem um alto nível de carinho com seus donos.
Uma característica única da raça do gato é que o Lykoi é perde muito pelo quando mais velho, mas recupera a pelagem mais tarde na vida, dependendo da estação do ano.
O rosto sem pelos do Lykoi dá à raça uma aparência lobisomem.
Histórico
Dois conjuntos diferentes de gatos domésticos com o gene Lykoi foram adotados de um resgate depois de serem descobertos na Virgínia em 2010, por Patti Thomas, que cofundou e nomeou a raça e, em 2011, um segundo par foi localizado no Tennessee, por Johnny Gobble, um veterinário de Vonore.
O Lykoi foi antes do registro da The International Cat Association (TICA) em 2012 e foi passado para o estatuto de "registro somente" por consentimento unânime. A raça agora é reconhecida como uma r"aça do campeonato" e pôde começar a competir contra outras raças do campeonato de raças em maio de 2017, com o TICA. Atualmente, o seu programa de reprodução está em processo de expansão
O Lykoi não é uma raça criada pelo homem, mas muitos criadores criaram controvérsia. A Cat Fanciers' Association (CFA), especifica uma série de "requisitos para reconhecimento como raça Provisória". Em novembro de 2015, o Lykoi ainda não era reconhecido pela CFA mesmo como uma raça provisória, mas é reconhecido como uma "Nova Raça Avançada" pela TICA.
Cuidados e Dicas
O cuidado do seu pelo requer uma escovagem normal, visto que por ter o pelo curto será suficiente duas escovagens semanais e diárias na época de muda. Como os gatos se limpam a sia mesmos, em princípio, não é necessários dar-lhes banho e evitamos danificar a camada de proteção natural da sua pele. Só tem que o limpar quando o animal se suja muito e, nesse caso, aconselha-se o uso de xampus de lavagem a seco ou lenços úmidos. Se usar algum xampu para lavá-lo com água deverá ser especial para gatos e nunca para humanos ou outros animais.
Quanto à alimentação desta raça de gatos tem que se de qualidade, caso contrário, começamos a ver problemas de saúde por falta de nutrientes. É importante adequar a sua alimentação à idade, atividade física e ao seu estado de saúde. Além da ração comercial, também pode dar um pouco de comida úmida caseira, algo saudável que irá adorar.
Além disso, como qualquer outro felino doméstico, temos que verificar que as suas orelhas, olhos, unhas e boca estão limpos e não apresentam danos. Pode ser necessários limpar os seus olhos, os dentes e as orelhas alguma vez e também cortar as suas unhas, principalmente se partir alguma.
Curiosidades
Um dado curioso é que quando nascem têm muito pouco pelo ou nenhum no seu focinho, no contorno dos seus olhos, na barriga, nas orelhas e, por vezes, também nas patas. O mais habitual é que conforme crescem, o seu pelo aumente e acabe por cobrir estas partes, embora fique mais leve em outras partes, mas existem exemplares adultos que continuaram com o focinho e a barriga com muito poucos pelos.
0 Comentários