Origem: Holanda
Utilização: caça, companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo médio que pode ser liso ou ondulado
Cores: bicolor, com combinações de branco e laranja avermelhado
Temperamento: inteligente, ágil e brincalhão
Discritivo
O Cão d’Água Holandês, também chamado de Kooiker, é um cachorro recolhedor de pequeno porte muito utilizado na caça de patos. Nativo da Holanda, o cão ganhou popularidade na Europa como animal de estimação e está se espalhando pelos EUA e Canadá.
Ele atinge de 35 a 40 cm e pesa de 9 a 11 kg. As suas orelhas são longas e possuem pelos mais compridos que o restante do corpo. A raça possui uma pelagem resistente à água, não sendo necessário a tosa, além de um subpelo bem desenvolvido.
Histórico
A raça foi desenvolvida na Holanda durante o século 16 para atrair patos para dentro de koois, gaiolas no formato de canais com armadilhas no final. Após a quase extinção da raça na Segunda Guerra Mundial, a Baronesa van Hardenbroek van Ammerstol se dedicou ao animal, levando a sua recuperação.
Cuidados e Dicas
São animais de grande apetite e podem ganhar peso com facilidade. Eles possuem uma série de doenças genéticas comuns, como doença de Willebrand, catarata, epilepsia e luxação na patela.
Curiosidades
A popularidade dessa raça durante os séculos 17 e 18 fez com que os animais aparecessem em quadros de Rembrandt e Jan Steen.
0 Comentários