About Me

header ads

Cão d'Água da Romanha


Ficha Técnica 
Origem: Itália Utilização: cão de presa 
Porte: médio Pelagem: pelo encaracolado e rústico 
Cores: cor marrom, com manchas mais claras, algumas vezes apresentando manchas laranjas Temperamento: energético, companheiro e esperto 

Descritivo
Originário da região da Romanha, na Itália, o Cão d’Água da Romanha é uma raça antiga que trabalha como animal de caça, particularmente para recuperar a caça em regiões molhadas. 

É um animal de porte médio com pelo encaracolado de cor marrom, com manchas mais claras, algumas vezes possuindo manchas laranjas. Por não soltar muitos pelos, ele é considerado um bom cachorro para pessoas com alergia. 

O Cão d’Água da Romanha possui sentidos aguçados, com uma visão precisa para os padrões canino, especialmente para identificar movimento. Devido ao seu olfato extraordinário, ele também é muito utilizado para caçar trufas. 

Histórico 
A raça foi criada a partir de cachorros da civilização etrusca, antes mesmo da formação do Império Romano. Eles começaram a ser utilizados para caçar trufas e apesar de se misturar com outras raças o Cão d’Água da Romanha se tornou praticamente igual até o século 20. 

Cuidados e Dicas 
Existem algumas complicações comuns na raça, como displasia coxofemural e epilepsia. O seu pelo também deve ser cortado pelo menos uma vez ao ano. 

Curiosidades 
Essa raça antiga cresceu junto com a Itália e pode ser encontrada em algumas obras de arte do país. Por exemplo, o quadro “O Encontro”, de 1474, do pintor veneziano Andrea Mantegna, apresenta um pequeno Cão d’Água da Romanha no seu canto esquerdo.

Postar um comentário

0 Comentários