About Me

header ads

Cão Corso Italiano


Ficha Técnica
Origem: Itália
Utilização: guarda, defesa, polícia de faro
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, brilhante, fechado e com leve subpelo
Cores: preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, vermelho cervo, fulvo escuro, tigrado (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza). O que trazem as cores fulvo ou tigrado têm uma máscara preta ou cinza no focinho. Vale lembrar que esta máscara não deve ultrapassar a linha dos olhos. Admite-se uma pequena mancha branca no peito, na ponta dos dedos e sobre o canal nasal
Temperamento: ágil, obediente, leal e protetor

Descritivo
Ele é grande, mas pode até viver em um apartamento, desde que saia com muita frequência para longos passeios, caminhadas, além de praticar muita atividade física. No entanto, um grande quintal, ou até mesmo uma ampla propriedade são locais ideais para o Cão Corso Italiano.

Ele é um tipo de cachorro recomendado para proprietários mais experientes, já que o animal costuma ter temperamento forte. O cachorro não é muito receptivo com estranhos, mostrando-se desconfiado e até mesmo agressivo. O ideal é sociabilizá-lo desde filhote, tanto com pessoas da família e amigos, quanto outros cães.

Histórico
O Cão Corso Italiano descende, segundo estudiosos da raça, do “Canis pugnax”, cão molossóide (cachorro de grande porte), que era utilizado para proteger grandes propriedades e também atuava em guerras, por volta do século 17.

Algumas características ainda estão presentes na raça, como instinto para proteção, guarda, entre outros, mas com o passar dos anos e os cruzamentos, o Cão Corso Italiano tornou-se mais leve e ágil.

Seu nome vem da palavra “cohors”, que em latim significa protetor, guardião da fazenda. Apesar de popular em toda a Itália, o cachorro é, atualmente, mais encontrado no sul do país.

Cuidados e Dicas
O cachorro pode apresentar problemas nas articulações, além de displasia coxofemural. Como o pelo é curto, não necessita de grandes cuidados, apenas escovadas para retirar os pelos mortos.

Curiosidades
Em seu passado remoto, o cão foi muito utilizado para caça de animais grandes e também para a guarda de gado.

Postar um comentário

0 Comentários