About Me

header ads

Chausie


Ficha Técnica
Origem: Grécia
Utilização: O Chausie é muito apegado a sua família e costuma ser amoroso. É sociável e sabe criar laços com as pessoas da casa. Porém, não gosta de passar longos períodos sozinho, se encaixando melhor num local onde sempre tenha gente. É uma raça mais indicada para donos dispostos a dar toda a atenção que o animal exige. Pode ter uma relação boa com crianças, mas é preciso ter atenção ao deixá-los sozinhos. A falta de cuidado ao brincar com o gato pode irritá-lo bastante. Consegue conviver com outros animais de estimação, mas ele precisa se acostumar com essa ideia gradativamente. A raça é raramente agressiva.
Porte: Médio
Pelagem: Tamanho curto à médio, bastante áspero e com um subpelo macio
Cores: A pelagem tem grande variedades de cores como o preto sólido, castanho malhado e preto grisalho.
Temperamento: Inteligente, doce, leal, curioso e ativo
Expectativa de vida: Entre 12 e 15 anos
Peso: macho: 6,5 a 11,5  kg - fêmea: 6,5 a 11,5  kg

Descritivo
O Chausie é uma raça relativamente recente comparada a outros felinos. Ele nasceu graças a um criador que desejada um gato amável, afetuoso e domesticado, mas com os traços e características físicas de um felino selvagem. Para isso, cruzou Gatos-da-selva com Domestic Shorthair, surgindo assim uma raça híbrida, o Chausie.

Seu nome é derivado do nome em latim do Gato-da-selva,  Felis chaus . Essa espécie selvagem é encontrada na região do Sul da Ásia até o Vietnã e do Vale do Rio Nilo até o Mar Cáspio.
O Gato-da-selva conseguiu ser domesticado no Egito Antigo por causa do seu temperamento fácil e habilidades na caça. Além disso, eles eram reverenciados pelos egípcios. Foram encontrados restos mumificados da espécie dentro dos túmulos de faraós. Os gatos eram enterrados juntos com seus donos para acompanhar eles na vida após a morte.

Era comum o Gato-da-selva cruzar com felinos domésticos e, ao longo dos séculos, vários híbridos foram relatados em muitas partes do mundo. No entanto, o Chausie só passou mesmo a ser criado por humanos em 1990. Esse programa de criação garantia o nascimento de espécimes saudáveis, bonitos e fortes. Sua aparência selvagem e personalidade gentil fizeram muitas pessoas se interessarem por ele. Criadores em outros países também passaram a produzir exemplares da raça.

O Chausie foi registrado pela TICA em 1995 e em 2003 foi reconhecido como Advanced New Breed. Ele também possui o status de Championship Breed. A raça ainda não é reconhecida por outras associações felinas, mas tem ganhado adeptos e está cada vez mais aceita.

Cuidados e Dicas
Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. Por ter a pelagem curta, a manutenção é bem simples.

Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes. As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal.

Curiosidades
Por que ter um Chausie?
Para quem gosta de raças com aparência selvagem, essa é perfeita. O Chausie se adaptou muito bem sendo um gato doméstico e é apreciado por isso. Ele é considerado um gato inteligente, doce, leal e amoroso. Tem um apego muito forte a sua família e gosta de receber atenção deles. É também sociável e sabe criar laços com boa parte das pessoas. Pode conviver com crianças e outros animais, mas isso deve ser feito gradativamente e com supervisão.

Uma de suas maiores características são sua velocidade e capacidade de salto. Ele consegue facilmente pular 6 metros na vertical.  Extremamente ativo e inteligente, ele pode aprender a abrir portas e armários e gostam de ficar em cima das coisas. Sua curiosidade não tem tamanho. Está sempre observando o que esta acontecendo. Não é um gato agressivo.

​Por que não ter um Chausie?
O Chausie é mais indicado para pessoas dispostas, que passem boa parte do tempo em casa e tenham um mínimo de experiência, pois ele é ativo, não gosta de ficar longos períodos sozinho e necessita de muita atenção. Ele pode desenvolver problemas comportamentais se for esquecido ou ficar entediado.

Não tem uma relação tão boa com crianças, principalmente as pequenas. A falta de jeito para brincar por irritar bastante o felino. Ele é extremamente curioso e, por isso, pode constantemente se meter em confusão, quebrar coisas na casa e entrar em locais que não deve. Como c ostumam correr e pular precisa de um local grande para viver. O Chausie se sentirá mais confortável em uma casa com quintal.

Postar um comentário

0 Comentários