Origem: Noruega
Utilização: guarda, pastor e boiadeiro
Porte: médio
Pelagem: pelo médio, denso, duplo e macio
Cores: as tonalidades aceitas são amarelo palha, preto, castanho avermelhado (não muito escuro) e sable-lobo (ou lupino)
Temperamento: inteligente, fiel, obediente
Descritivo
Dono de uma lealdade incomum, este cão pastor com aspecto de lobo não pensa duas vezes quando o assunto é salvar a vida de seu dono, arriscando, se preciso, até a sua própria vida. Extremamente inteligente e adaptável, o animal é excelente como cão de alarme.
Uma outra característica muito apreciada por seus criadores é o instinto protetor aguçado. O animal não necessita de treinamentos para desenvolver a função de guarda, por exemplo. De porte médio, o Buhund Norueguês apresenta tronco curto e compacto, com pelagem vasta, grossa e lisa.
Histórico
O cão, que muito se assemelha ao Akita e ao Spitz, é originário da Noruega, e surgiu no período da Idade Média. Acredita-se que poucas alterações genéticas tenham sido feitas desde os primeiros exemplares trazidos pelos colonizadores da Europa.
O cão, a princípio, era utilizado como puxador de trenós e pastor de renas. Não demorou muito para o animal obter popularidade, sendo muito adorado em países como Inglaterra e Austrália.
Cuidados e Dicas
O pelo do Buhund Norueguês não exige muitos cuidados. Escovar duas vezes por semana é o suficiente. Exceto durante o período de troca de pelo, quando a escovação deve ser mais frequente.
Curiosidades
Trata-se da raça de cães pastores nórdicos mais antiga existente nos dias de hoje. O cachorro é muito adaptável a diversas situações, trabalho, e ainda é uma excelente companhia para crianças.
Curiosamente, o cão também pode ser utilizado como pastor de aves devido ao seu instinto protetor. Ele é um excelente defensor de patos, galinhas, perus e faisões, por exemplo.
0 Comentários