About Me

header ads

Braco Tirolês


Ficha Técnica
Origem: Áustria
Utilização: caça, sabujo
Porte: médio
Pelagem: pelo duplo, curto e duro, com subpelo lanoso, levemente áspero. Na cauda a pelagem é mais longa, em forma de vassoura
Cores: são aceitos exemplares tricolores (vermelho, preto e branco), vermelho puro ou preto e castanho. Marcações brancas nas patas e peito são aceitas.
Temperamento: obstinado, inteligente, leal

Descritivo
O animal é forte e obstinado, sendo um excelente cão sabujo. De descendência real, o Braco Tirolês possui um temperamento calmo, dotado de um faro muito aguçado, além de ser extremamente persistente. O cão assemelha-se ao Beagle, sendo um pouco maior e mais musculoso.

Trata-se de um cachorro ideal para a caça, apesar da pouca estatura (machos podem medir até 50 cm e fêmeas, 48 cm). Sua especialidade são lebres e raposas, além de ser um bom cão de pista de sangue. Florestas e montanhas são os ambientes ideais para a utilização do animal.

Histórico
Este cão de porte elegante é originário da Áustria, e descende do Sabujo Celta. Sua história é bem antiga, e remete ao ano de 1500, quando o imperador Maximiliano I utilizava este sabujo para a caça, na região de Tirol. Foi apenas quase 400 anos mais tarde, em 1896, no entanto, que a raça foi aperfeiçoada e estabeleceu-se um padrão. Em 1908 a espécie foi reconhecida oficialmente.

Cuidados e Dicas
Por se tratar de um animal de pelo curto, não há necessidade de escovação diária.

As atividades físicas sim, precisam acontecer diariamente, devido ao seu vigor e agitação natural. O cão também não é indicado para ambientes pequenos e sem jardim ou quintal, ou seja, apartamentos estão foram de cogitação.

Curiosidades
Quando o cão está seguindo uma pista e a encontra, ou quando está feliz, ele ergue a cauda, que fica em forma de seta.

Postar um comentário

0 Comentários