Origem: Eslováquia
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: pelo de até 4 cm e subpelo curto e fino
Cores: tons de cinza, se aproximando do marrom e do tom areia
Temperamento: resistente, flexível e esperto
Descritivo
O Braco Eslovaco de Pelo Duro é uma raça que foi reconhecida apenas recentemente. Trata-se de uma mistura de três raças, o Braco Alemão de Pelo Áspero, os Weimaraner e o Griffon de Korthal, apresentando muito do temperamento e aparência dessas variações.
Trata-se de um animal de médio porte com pelagem rústica e com um característico “bigode” caído nas extremidades da boca. É um caçador versátil, capaz de farejar a presa, apontar e recuperar a caça mesmo na água.
Histórico
A raça nasceu através dos esforços do eslovaco Koloman Slimak, após a Segunda Guerra Mundial. O criador desejava um animal de grande resistência que pudesse efetuar diversos papéis na caça, além de ser apropriado para a busca de aves, lebres e até de animais maiores, como cervos.
A raça foi aceita pelo FCI em 1985, mas ainda não foi registrada pela AKC, dos EUA. O Braco Eslovaco de Pelo Duro foi introduzido na Inglaterra em 1997 e tem ganhado espaço no país.
Cuidados e Dicas
Projetado para ser um animal rústico, o Braco Eslovaco de Pelo Duro não precisa de cuidados especiais, mas exige espaço amplo para realizar suas atividades físicas.
Curiosidades
Por se tratar de uma raça recente e semelhante a outras espécies, o Braco Eslovaco de Pelo Duro é conhecido por diversos nomes diferentes, como Pointer Eslovaco de Pelo Aspero, Griffon Eslovaco, ou ainda por seus nomes originais Slovensky Hrubosrsky Stavac e Slovenský Ohar Hrubosrstý.
0 Comentários