About Me

header ads

Braco Alemão de Pelo Curto


Ficha Técnica
Origem: Alemanha
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, denso e duro
Cores: costumam ter cores escuras como marrom, castanho ou preto, ou combinações destas com o branco
Temperamento: incansável, versátil e inteligente

Descritivo
Conhecido pela harmonia de seus traços, o Braco Alemão de Pelo Curto é um animal muito difundido na Europa devido à sua versatilidade. Assim como os outros Bracos Alemães esta é uma das poucas raças de caça que virtualmente pode fazer todas as funções de um cão de caça.

É pointer e retriever, perdigueiro e cão d’água, pode ser usado para caça maior e mais perigosa, sem contar com o nariz talentoso dos sabujos. É um excelente nadador, mas também trabalha bem em terreno seco. É tenaz, incansável, resistente e confiante.

Esses animais possuem pernas muito grandes e um crânio largo e plano. As orelhas são moderadamente longas, com as pontas arredondadas; peito mais comprido do que largo, com costelas arqueadas. São muito inteligentes e versáteis, fáceis de se adestrar e de bom trato com crianças.

Histórico
O Braco Alemão de Pelo Curto descende do Pointer Espanhol, raça antiga que foi levada à Alemanha a partir de 1600. Após uma série de cruzamentos com diversas outras raças, como sabujos, o Bloodhound, o Foxhound, várias raças francesas, raças sortidas da Escandinávia, o Perdigueiro Alemão, o Braco Italiano e, por fim, o Pointer Inglês no final do século 19.

Cuidados e Dicas
O Braco Alemão de Pelo Curto necessita de bastante atividade, mas é uma raça relativamente saudável. Alguns indivíduos podem sofrer de displasia da bacia, doenças genéticas no olho, ou câncer de pele.

Como todos os cães com orelhas caídas, está propenso à infecções na orelha. Esta requer verificação e limpeza regulares. O seu porte também o torna vulnerável à displasia na coxa.

Curiosidades
Alguns criadores chegaram a apelidar a raça de “cão de velcro” devido à constante necessidade de manter contato físico com pessoas da família ou o dono.

Postar um comentário

0 Comentários