About Me

header ads

Snowshoe


Ficha Técnica
Origem: Estados  Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: curta
Cores: O Snowshoe possui pelo curto, espesso, brilhante e junto ao corpo. Tem pouca camada interna de pelo. As cores aceites são as clássicas do Siamês: seal, azul, chocolate e lilás. A cor das marcas distais (points) deve contrastar bem com a do corpo, que é sempre mais clara.
Temperamento: Trata-se de um gato com uma personalidade forte e extremamente vivo. É um bom caçador. É também sociável e dá-se bem com os seus congéneres e com cães. É doce e muito afetuoso com o seu dono. É menos exigente do que o Siamês e mais comunicativo do que o Americano de Pelo Curto.

Descritivo
Sua cabeça média, forma quase um triângulo equilátero, com contornos ligeiramente arredondados. Testa ligeiramente achatada e maçãs do rosto altas. Focinho bastante largo, nem muito largo, nem pontiagudo, nem quadrado. Sem pinch (estreitamento da parte lateral do focinho justo na sua união com a bochecha) pronunciado. Nariz direito, com uma curva ligeira no inicio da testa. Queixo firme.Bem equilibrado em toda a sua extensão. "Semi-oriental" e retangular, com a garupa ligeiramente mais alta do que as coxas e com o dorso um pouco arqueado. A estrutura óssea é média e a musculatura poderosa, embora não seja maciça.

Olhos bastante grandes, ovalados, em forma de noz e ligeiramente oblíquos. Afastados por uma distância igual ao comprimento de um olho. Cor azul, o mais intensa possível.

As orelhas tem tamanho médio ou grande, largas na base e ligeiramente arredondadas na ponta. Pelagem dispersa. Sua cauda com comprimento proporcional ao resto do corpo. É medianamente grossa na base e vai ficando ligeiramente fina na ponta.

Histórico
Esta raça deve-se ao desejo de reunir, num único gato de pelo curto, os extremos de cor (points) do Siamês e as patas em forma de luvas brancas do Sagrado da Birmânia. Foi criada nos Estados Unidos na década de 1960 por Dorothy Hinds-Daugherty, uma criadora de Filadélfia, ao cruzar o Siamês com o Americano de Pelo Curto bicolor. O Snowshoe (pés de neve) tem o aspeto de um Siamês corpulento, com luvas brancas. Esta raça foi reconhecida pela TICA na década de 1980 e teve algum êxito nos Estados Unidos. Ainda assim, é uma raça rara, pois nem todas as associações felinas a reconhecem.

Cuidados e Dicas
Os cuidados com o seu pelo resumem-se a uma escovagem semanal, que poderá ser mais frequente na época de muda.

Curiosidades
Devido à sua personalidade brincalhona, é um excelente companheiro para as crianças.

Postar um comentário

0 Comentários