About Me

header ads

Devon Rex


Ficha Técnica
Origem: Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: curta
Cores: Branca, creme, azul, pret, tebby castanha, tebby tartaruga silver e tebby vermelha silver.
Temperamento: Amigável, engraçada, curiosa, inteligente

Descritivo
A curvatura do gato da raça Devon Rex é causada por uma mutação diferenciada e um gene também diferente do Rex Cornish, onde com qualquer um destes resultados era possível se encontrar gatos sem pelo. São gatos de médio porte que frequentemente são chamados de gatos duende ou gato alienígena devido a sua aparência totalmente diferente de todos os gatos.

Suas orelhas são extremamente grandes e levemente arredondadas, são definidas em um tamanho baixo e ao lado de sua cabeça larga, seus olhos são grandes e seu nariz é ligeiramente arrebitado. Um pouco diferente da maior parte dos gatos seus bigodes são curtos, e na maioria das vezes enrolados, de tal forma que ele poderá até mesmo aparecer como se não tivesse bigodes. Sua constituição corpórea é leve, suas pernas longas e resistentes dão a ideia de que o gato poderá dar saltos longos e seus dedos são grandes.

É uma raça de médio porte, possui um pelo curto, delicado e encaracolado. Esta raça poderá ser encontrada em todas as cores básicas de felinos. Seu corpo é musculoso e suas orelhas são grandes. Suas expectativa de vida fica entre uma das maiores entre os gatos, sendo assim de 9 a 15 anos. É um gato muito leve, que pode pesar entre 2 a 4 kg.

Em alguns exemplares é possível encontrar o felino de crânio chato, com uma pelugem mais abundante.

Em exemplares de algumas cores é possível encontrar uma depressão nasal bastante notável. Visualizar um sinal de contentamento com um abanar de cauda deste gato algumas vezes é sinal de desaprovação, mas devido à semelhança de outras variantes possui um focinho cuneiforme, com seus malares proeminentes, olhos que enviesam em direção aos limites exteriores das orelhas.

Suas orelhas e seu focinho são o que diferem o Devon Rex do Cornish Rex. Com isto o afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores. Em alguns casos ele ainda poderá apresentar um corpo duro, elegante, musculoso e alongado, suas orelhas são grandes, com uma cobertura de pelo fino, com uma grande tendência a ter tufos de pelos nas pontas e a sua cauda deve ter uma boa cobertura pilosa.

Histórico
O Devon Rex é um resultado do acasalamento acidental que aconteceu na Inglaterra entre um macho selvagem e encaracolado e uma fêmea de pelos lisos. Um dos filhotes teria nascido com cabelo crespo, e ele acabou sendo adotado por um grande apreciador de felinos, chamado Baryl Cox, sendo chamado então de Kirlee.

O gato Kirlee foi criado a partir de duas fêmeas Cornish Rex em uma tentativa de obter como resultado gatinhos de pelo encaracolado, apesar de todas as tentativas todos acabavam tendo pelos retos. Os criadores então determinaram que esta mutação genética que causou a pelagem única em Kirlee era diferente do gene que criara o pelo encaracolado do Cornish Rex. Foi então que esta nova geração teria sido chamada de Devon Rex, devido ao gato ter então nascido na região de Devon na Inglaterra. Alguns exemplares destes animais foram importados para os Estados Unidos e logo foram reconhecidos através da International Cat Fanciers Association (TICA) que reconheceu a raça em 1979, e de Cat Fanciers Association aceitou o registro dos gatos a partir de em 1983.

Cuidados e Dicas
Os gatos da raça Devon Rex são em sua maioria bastante saudáveis e resistentes. Por terem orelhas maiores do que os gatos convencionais e largas é preciso que exista uma limpeza frequente para que elas não fiquem sujas ou mesmo não acumulem líquidos, gerando assim um mau cheiro ou mesmo infecções de ouvido. Precisam de limpeza semanalmente.

Existe apenas uma variedade da raça que não deve ficar na rua exposto por longos períodos a frio e umidades, por isso é importante ter este cuidado para manter o seu felino saudável.

Curiosidades
O Devon Rex é um companheiro fiel e normalmente seguem o objeto de sua afeição de sala em sala, esperando a oportunidade para saltar em seus braços, colo ou ombro.

O felino pode pesar de 3 a 7,5 quilos.

Postar um comentário

0 Comentários