Origem: Estados Unidos
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo médio, denso e duro
Cores: diferentes tons de castanho e marrom. Manchas brancas são aceitas apenas no peito
Temperamento: incansável, amigo e inteligente
Descritivo
O Boykin Spaniel é um cão adaptado para a caça de perus nos pântanos do Estado da Carolina do Sul, nos EUA. Ele é um pouco maior que o Cocker Spaniel Inglês e possui pelos mais longos. Tradicionalmente, o rabo é cortado aos três dias de idade a um terço de seu tamanho.
A cor da pelagem varia em diversos tons de castanho marrom. Marcas brancas fora do peito, ou que representem mais de 60% desta área, desqualificam o animal de ser registrado na Associação Boykin Spaniel, principal entidade de regulamentação da raça.
Histórico
O Boykin Spaniel nasceu de cruzamentos de spaniels no começo do século 20 para se adaptar às necessidades de caça da região. Era preciso um animal pequeno para caber nas canoas, instrumentos indispensáveis para se locomover nos pântanos.
Diz a lenda que o fundador da raça, Whitaker Boykin, encontrou ainda criança um spaniel de origem desconhecida na sua rua que se revelou um exímio caçador. O animal, batizado de Dumpy, se tornou a base para o futuro programa de reprodução que gerou a raça.
Cuidados e Dicas
A raça possui 37% de chance de nascer com displasia no quadril, de acordo com estatísticas de 2006. Outros problemas comuns são catarata, alergia e displasia no ombro.
São animais muito ativos, que precisam de espaço para correr e brincar.
Curiosidades
O Boykin Spaniel é a raça de cachorro oficial do Estado norte-americano da Carolina do Sul.
0 Comentários