About Me

header ads

Cuidados com uma Cadela Grávida - Vermífugos e Vacinas


A saúde de uma ninhada começa com os cuidados que o você deve ter com a cadela.
É ela quem vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias de vida e alimentá-los até que se proceda o desmame, em geral, a partir da 6ª semana de vida.

Se dermos condições ideais de alimentação à cadela, desde o cruzamento até o desmame, teremos  filhotes bem formados, fortes e saudáveis e, principalmente, uma mãe sem deficiências, que não terá  corrido riscos desnecessários e trará, ainda, muitas alegrias a seus donos.

A gestação da cadela dura 9 semanas. A fêmea não deve estar gorda quando cruzar e não pode receber gorduras na alimentação.  A obesidade em uma cadela grávida pode ter consequências sérias.

Por exemplo, no caso de haver necessidade de um parto por cesariana, a gordura atrapalha muito.
A cadela em gestação tem necessidade de muitas proteínas e uma complementação alimentar de cálcio e  sais minerais. As proteínas podem ser encontradas nos próprios alimentos como a carne, o leite, verduras  ou ração de filhote, a qual tem um nível maior de proteína e de cálcio. No entanto, o cálcio e os sais minerais  como ferro, cobre, flúor, manganês e outros, só devem ser ministrados com orientação do veterinário. Você  deve estar sempre atento para que a cadela tenha água limpa e fresca à vontade.

A alimentação indicada, rica em proteínas, deve inclusive ser mantida depois do nascimento dos filhotes já que,  durante a amamentação, as exigências alimentares da cadela continuarão.
Com o passar do tempo, os filhotes começam a crescer no útero da mãe. Este se distende e passa a ocupar um espaço maior.  Isso faz com que o útero acabe por deslocar outros órgãos como a bexiga, o intestino e o estômago,  provocando uma diminuição do movimento intestinal.

Um cuidado para evitar problemas digestivos é oferecer à cadela um maior número de refeições por dia, com quantidades menores de alimento de cada vez. Exercícios moderados até a época do parto também  ajudam a manter a forma e a disposição da futura mamãe.

A vermifugação antes do acasalamento é uma boa recomendação para garantir uma gravidez saudável.

Vermifugações durante o período da gravidez são contra-indicadas.São possíveis a partir do 45° dia de gestação. Mesmo assim não livra os filhotes de nascerem com vermes, pois o vermífugo vai matar apenas os vermes do tubo digestivo, e não aqueles cujo ciclo é migratório ou os transmitidos via placentária. É melhor que estes cuidados sejam tomados antes do acasalamento para garantir uma gestação saudável.

Todos os filhotes devem ser vermífugos com :
30 dias                      1ª dose do vermífugo
45 dias                      2ª dose do vermífugo
60 dias                      3ª dose do vermífugo

A vacinação deve ser feita antes do acasalamento, caso não seja feita, não vacine cadelas prenhes.

Os filhotes devem ser vacinados com : 
45 dias                     1ª dose da vacina V8 ou V10
75 dias                     2ª dose da vacina V8 ou V10
105 dias                   3ª dose da vacina V8 ou V10
A partir de 4 meses - vacina anti-rábica.

Banhos podem ser dados normalmente, mas deve-se ter cuidado no final da gestação. Se a cadela se estressa demais durante o banho é melhor evitá-lo, pois o estresse libera cortisol, hormônio responsável   pelo desencadeamento do parto, podendo antecipar a data prevista.

Caso sua cadela seja peluda convém que ela tenha sido tosada antes do parto, evitando problemas com a  amamentação e prevenindo acidentes, como filhotes que sufocam embaraçados no pelo da mãe.

Neste período é bom e necessário você consultar um veterinário.

Com esses cuidados você vai garantir a saúde de sua cadela e de sua ninhada também.

http://petsebichosbr.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários