About Me

header ads

Sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças


Qualquer animal doméstico que você decida adotar precisa de cuidados para ter uma boa qualidade de vida, esses cuidados demandam tempo e paciência do tutor. Tempo para acompanhar o pet, para dar carinho, brincar e para estar atento a qualquer mudança que possa indicar alguma alteração na saúde. Algumas variações podem ser notada de uma forma muito clara, através da alimentação, da urina e das fezes. Leia esse artigo do PeritoAnimal sobre sangue nas fezes do gato: causas e possíveis doenças e entenda mais sobre esse problema.

Fezes de gato com sangue: é normal?

Encontrar sangue nas fezes de gato não é normal e deve ser interpretado como um sinal alarmante, já que, tudo que afeta o sistema digestivo pode ter uma repercussão sistêmica sobre todo o organismo. Por isso, a alimentação do gato e saber quais os alimentos proibidos fatores muito importantes para manter a saúde do felino.

Elementos como sangue ou muco não devem ser interpretados como normais quando são encontrados nas fezes, mas isso também não quer dizer que se trata de uma doença grave que comprometa a vida do animal. Um dos primeiros aspectos que você deve diferenciar e que resultará de grande utilidade para informar adequadamente o veterinário é a cor do sangue porque se for:

  • Sangue vermelho: se o sangue presente nas fezes é de coloração vermelha, isso indica que não foi digerido e por isso, provém do trato digestório inferior, geralmente do cólon ou do anus. Nesse caso, pode ser encontrado fazes com manchas de sangue e observar como cai o sangue quando o gato está defecando.
  • Sangue preto: se o sangue presente nas fezes do gato é de coloração preta, isso indica que foi digerido e por isso, provém da parte superior do trato digestório. Nesse caso, o sangue é mais difícil de identificar mas se caracteriza por ter um aspecto mais denso, áspero.

Sangue nas fezes do gato: causas

As causas do gato apresentar sangue nas fezes podem ser muito diversas. A gravidade, o tratamento e o prognóstico variam dependendo de cada caso, no entanto, as principais causas que podem provocar sangue nas fezes de gato, são:

  • Erros na alimentação: uma mudança brusca na dieta ou uma sobre alimentação pode irritar o cólon e provocar alterações tanto na evacuação como na composição das fezes, causando a presença de sangue.
  • Parasitas intestinais: os parasitas intestinais que podem infestar o trato gastrointestinal do seu gato são causadores comuns da aparição de sangue nas fezes, nesses casos também é possível observar sinais de debilidade, perda de peso e dores.
  • Danos na mucosa do reto: o anus é uma região muito vascularizada e com muita irrigação sanguínea, é também uma região sensível e muito delicada. Quando um gato segue uma dieta com deficiência de fibra pode provocar prisão de ventre e um grande esforço para evacuar, estes podem machucar a mucosa retal e fazer sangrar.
  • Colite: a colite indica que existe inflamação no cólon e produz um sangramento na mucosa do trato intestinal que, posteriormente, faz com tenha sangue nas fezes do gato. Nos gatos, a colite pode ser causada pela presença de bactérias do gênero clostridium.
  • Traumas: por terem uma personalidade independente e exploradora os gatos são muito suscetíveis de sofrer diversos tipos de machucados que podem causar hemorragias internas que não são visíveis e se manifestam através da presença de sangue nas fezes do gato.
  • Tomar AINES: os AINES são medicamentos conhecidos como anti-inflamatórios não esteroides e podem ser utilizados em tanto em gatos como em cachorros quando houver indicação veterinária. Geralmente é utilizado para diminuir uma inflação e acalmar a dor. Pelo mecanismo de ação desse tipo de anti-inflamatório, diminui a secreção da mucosa protetora do estômago e pode causar úlceras gástricas com sangue.
  • Tumor: uma das causas de sangue nas fezes do gato pode ser o crescimento excessivo de células no trato digestório, isso não implica que a natureza do tumor possa ser benigna ou maligna, apenas o veterinário poderá dar esse diagnóstico.


Fezes de gato com sangue: o que fazer

É importante visitar o veterinário assim que notar qualquer alteração, afinal, por trás deste sinal pode esconder uma doença grave.

O veterinário terá em conta os sintomas e sinais presentes, realizará uma consulta física completa assim como exame de sangue e fezes que permitirá definir as causas e o tratamento adequado. Para finalizar, recordamos que ao visitar o veterinário você deve lhe dê algumas informações para que ele possa averiguar a causa com mais facilidade:

Quando apareceram os sintomas e se se manifestaram mais de uma vez nos últimos meses;
Se o gato perdeu o apetite e está mais débil;
É importante levar uma amostra das fezes do gato e informar acerca de qualquer mudança na consistência ou frequência de evacuação;
Você deve informar também de qualquer comportamento estranho que tenha observado no seu pet.

Luísa Savala

https://www.peritoanimal.com.br

Postar um comentário

0 Comentários