Os cães domésticos são descendentes dos lobos e, por isso tem o comportamento coletivo como se estivesse em uma matilha. Neste contexto, ou ele é o dominante ou é o dominado. Nas matilhas existe sempre o Alfa, que é o líder dos demais lobos. Portanto, desde o início, você deve deixar claro que é você quem manda.
Os primeiros Passos
Existem alguns passos iniciantes para quem quer adestrar o cachorro desde seu nascimento. Para dar início ao treinamento comece com passos pequenos.
• Os truques são as primeiras indicações para o seu cãozinho ser adestrado. Para instiga-lo a sentar segure um petisco na frendo do animal e faça movimentos levantando a mão até que ele se sente.
• Para que dê a pata, bata com os dedos em uma das mãos, indicando que a pata dele deve ser colocada no lugar apontado.
• E para deitar vá abaixando a mão até que o cão se deite. Para ele entender que isto é o que você espera deles, dê o petisco ao cão no fim da ação. Mas somente no fim.
• Se o animal late excessivamente ele pode estar muito agitado. Portanto para diminuir os latidos, procure fazer atividades que esgote a energia do pet. Leve-o para passear ou para correr e sempre faça estímulos negativos aos latidos para que ele saiba que você recrimina o latido.
• Se o seu cão fica muito agitado quando vê outra pessoa, ou até mesmo você, e começa a pular enfaticamente pise na coleira dele ou jogue um pouco de água no seu rosto, em repreensão.
Preparando o ambiente para adestramento de cães
Adestrar um animal de estimação não é tarefa fácil quando não somos profissionais do ramo. É comum que aqueles que não têm condições de pagar um profissional tentem fazer, de forma amadora, o adestramento de seu animal, mas muitas dúvidas podem surgir no meio deste processo. No caso dos cães, por exemplo, qual a melhor forma de preparar o ambiente? Qual o melhor local? Não basta a paciência e a dedicação, outras medidas, se tomadas, podem tornar o treino mais eficiente, por isto, é fundamental tê-las em mente.
O cachorro tem que se sentir bem
É imprescindível que você conheça o seu cachorro, a raça e o temperamento. Cães de todas as raças e idades podem ser adestrados. Os vira-latas, por exemplo, são notórios por causa de sua sagacidade e inteligência. Ou seja, o primeiro passo, é saber com que tipo de animal você está lidando, para poder dar início ao treinamento. Cada cachorro aprende no seu próprio tempo, o respeito a este detalhe, garante o sucesso de treino.
No que se refere ao ambiente, escolha um local com poucas distrações. Caso, em meio ao treino, o cão receba outros estímulos do ambiente, isto pode afetar sua concentração distraindo-o dos comandos. Um tapete plano, dentro de casa, um jardim com um gramado plano, enfim, um lugar tranqüilo, são locais adequados para o adestramento. Deixe o cachorro brincar um pouco antes de começar, para que esteja descansado e sem energia acumulada.
Sabendo que as dificuldades virão
Caso tenha um filhote ou um animal novo em casa, é importante que respeite a fase de adaptação do pet. Para tal, procure saber de seus hábitos anteriores, como a ração ingerida, e mantenha da mesma forma, por alguns dias, até que o cão se adapte ao novo lar. Neste período é inevitável que algumas coisas lhe fujam ao controle, como o animal acertar o local onde fazer as necessidades. Tenha paciência, aos poucos, ele vai aprender, de acordo com seu comando, onde e quando deve ir. Brinque com o cão para acalmá-lo e sempre tenha água limpa e sempre. Alimente-o bem, regularmente e dê a ele um lugar confortável para dormir.
A atenção a estas observações fará com que seu cachorro se sinta bem e confortável no ambiente em que se encontra e com você, fator de maior importância para o bom resultado do adestramento. Ter confiança no lugar onde está e com quem está faz do cão, um melhor aprendiz.
***Além disso, aqui no portal http://www.adestracaodecaes.com.br existem alguns artigos que vão lhe ajudar e muito no adestramento do seu cão.
É muito comum não saber por onde começar, por isso sugerimos um curso de adestramento de cães completo e com altíssimo grau de satisfação.
0 Comentários