Origem: Bolonha, Itália
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo longo, muito encrespado e fofo
Cores: apenas a pelagem branca é aceita
Temperamento: dócil, tranquilo, afetuoso, inteligente
Descritivo
De aspecto felpudo e gracioso, o Bolonhês, ou Bichon Bolonhês é um cão compacto de pelo longo e muito encrespado. Seus pelos são geralmente emaranhados e fofos, e podem tampar a visão do animal, por isso, eles são sempre tosquiados.
De origem real, o cão é conhecido por sua docilidade e beleza, sendo muito apreciado desde o século 11 pelos mais endinheirados. O animal pertence à família dos Bichons e fez muito sucesso entre a nobreza, quando era constantemente enviado como presente.
Vale lembrar que, apesar do vasto pelo, são considerados hipoalergênicos, sendo ideais para pessoas alérgicas por soltar pouco pelo. Também são muito fáceis de se treinar e obedientes, buscando sempre agradar seus donos.
Histórico
O cão é parente do Maltês e é muito provável que ele seja um de seus descendentes. Acredita-se que a raça seja muito antiga, uma vez que já em 1668, o banqueiro e político Cosme de Médicis enviou à Bélgica oito exemplares como presente para uma celebridade de Bruxelas da época.
Cuidados e Dicas
Trata-se de uma cão muito companheiro que adora participar das atividades da família e não gosta de ficar sozinho em casa.
Seu pelo muito fofo e emaranhado requer cuidados especiais como escovação diária. O ideal, é também levá-lo para tosquiar no pet shop, uma vez que por ser branco, também exige produtos especiais próprios.
Curiosidades
O animal sempre teve valor como presente de luxo e refinado, sendo um dos pets de companhia de bom gosto. Sua fama é tanta que quadros célebres retratam cães de aspecto muito parecido com o Bolonhês atual, com a diferença de que não eram inteiramente bancos.
https://www.petmag.com.br
0 Comentários