Origem: Pérsia e Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: longo
Cores: existem mais de dez cores únicas que se desdobram entre si, que vão do branco, preto, vermelho, cinza e chocolate, ao aspecto tigrado, esfumaçado ou manchado.
Temperamento: Independente, tranquilo e sociável
Discritivo
O Persa é a raça mais querida em todo o mundo. Dono de características marcantes como o focinho achatado, o felino possui um corpo musculoso e pernas curtas e fortes. Devido ao seu sucesso, para ser considerado legítimo, o gato precisa cumprir algumas especificações como a cor dos olhos (verde, azul ou cobre).
Cuidados específicos com a pelagem do animal é uma preocupação de quem deseja ter um Persa. O acúmulo de pêlos no estômago, a popular "bola de pêlos”, causa gastrite crônica e obstrução do intestino.
Dono de um corpo maciço e musculoso, o Persa possui o pescoço e as pernas curtas. Sua cabeça é redonda, enquanto suas orelhas são pequenas, com tufos de pelo e bem separadas. Seu rosto é achatado, com pelagem densa e sedosa. Trata-se da raça mais capacitada a aceitar outros gatos no mesmo espaço.
Histórico
Acredita-se que a primeira aparição do Persa se deu por volta de 1871, na Inglaterra.
Para manter suas características mais marcantes e reforçá-las a cada geração, uma série de cruzamentos foram feitos a partir de 1950.
Em 1970, surgiram diversas variantes de cor dos Persas, com destaque para feições bem mais chatas.
Atualmente, as instituições tentam barrar o achatamento excessivo do rosto do animal, uma vez que o detalhe pode levar a problemas respiratórios.
Cuidados e Dicas
O Persa necessita de cuidados diários com o pêlo, uma vez que tem um manto denso e muito fino, propício ao surgimento de nós.
O Persa branco exige cuidados mais especiais. Durante sua escovação, um produto específico para pelagem branca deve ser utilizado para que manchas amareladas sejam evitadas.
Persas de cor preta também merecem atenção redobrada, uma vez que manchas cor de ferrugem podem surgir caso o gato fique em contato com a umidade.
Curiosidades
No início de seu surgimento, só havia cores "sólidas" (únicas). Hoje, já são reconhecidas mais de cem, obtidas por mutações espontâneas e cruzamentos dentro da própria raça ou fora dela.
http://www.petmag.com.br/
0 Comentários