About Me

header ads

Cachorro com mau hálito: Saiba as causas e como Evitar


A halitose, mais conhecida como mau hálito, é aquele cheiro ruim que é exalado da boca do cãozinho. Ela pode ser causada por várias razões, desde a falta de uma higiene regular até uma doença mais séria. Para tratar a halitose, é imprescindível detectar a causa, já que ela pode ser uma condição por si só, um sinal clínico de alguma doença ou uma consequência de algum problema.
A principal causa de mau hálito em cães é o acúmulo de placa bacteriana, conhecido como tártaro. Os donos devem ter em mente que a higiene bucal do peludo deve ser diária. Isso evita que as bactérias se acumulem e causem o mau cheiro.  Outras razões para o mau hálito podem estar ligadas à alimentação do animal, doenças periodontais, doenças renais e até diabetes. Por isso, se o seu cachorro tem mau hálito, consulte um médico veterinário para determinar a causa.
Para casos crônicos, existem dentistas especializados em animais, que lidam com esse tipo de problema com a profilaxia, ou seja: a limpeza dos dentes e a destartarização, e isso é o suficiente. Mas se o mau hálito não estiver ligado à higiene, é bom investigar para que não haja problemas mais sérios.

Quais doenças podem causar mau hálito em cães?

Diabetes, doenças renais, doenças respiratórias, estomacais, periodontais e até uma dor de garganta podem ser os responsáveis pelo mau hálito.

Descartada a questão da higiene, deve-se investigar o que está causando o mau hálito. Dietas com comidas impróprias, como comidas de humanos e doces, são potenciais causadores de mau hálito. A alimentação natural não causa mau hálito, mas deve-se escovar os dentes do cão religiosamente. A ração seca, por provocar atrito ao ser mastigada, auxilia na limpeza dos dentes, impedindo a formação de placa e diminuindo a possibilidade de halitose.
Além da alimentação, existe uma série de fatores que podem causar o mau hálito. As doenças responsáveis por provocar halitose são, geralmente, causadas por bactérias, que alteram a acidez do corpo e passam a produzir gases - que são os responsáveis pelo mau cheiro que é exalado pela boca. Mas também podem ser doenças como a diabetes, que não são causadas por agentes externos. Dentre as doenças que provocam halitose estão:
  • diabetes;
  • inflamações na garganta e nariz;
  • doenças renais;
  • problemas gastrintestinais - como o alargamento do esôfago;
  • infecções;
  • câncer;
  • doenças periodontais - gengivites.
Das doenças acima, a causadora mais comum do mau hálito é a gengivite. Quando a gengiva está inflamada, ela passa a ser o ambiente perfeito para bactérias, contribuindo na formação de placa e tendo como resultado o mau hálito. Cães de raça braquicefálica, com focinho curto, têm uma maior propensão aos problemas periodontais, porém todas as raças podem ter esse tipo de problema. No entanto, é um mito que cães que babam têm mais mau hálito. 
Para fazer o diagnóstico correto das causas da halitose, você deve procurar um médico veterinário. Só ele será capaz de identificar e tratar a real causa do problema. 

A halitose tem tratamento? Como proceder?

Depois de diagnosticada a causa da halitose, o tratamento adequado eliminará o problema.

A halitose tem tratamento. O importante é tratar a causa do mau hálito. Se ele for uma consequência de alguma doença, uma vez que ela seja tratada, elimina-se o mau hálito. Por essa razão, é crucial consultar um médico veterinário para diagnosticar e, assim, tratar do pet.
Uma vez identificada a causa do mau hálito, começa-se o tratamento. Algumas vezes, o mau cheiro pode ser um pouco resistente e demorar a passar, mesmo já iniciado o tratamento para a doença causadora. Nesses casos, recomenda-se dar ossinhos de tira de couro e até petiscos medicinais, que têm ação bactericida e aditivos que melhoram o hálito.
Depois de curada a causa da halitose, é bom permanecer atento e checar sempre o hálito do seu bichinho, pois ele pode ser um grande indicativo de como anda a saúde do pet.

Há como prevenir o mau hálito?

Higiene e alimentação correta evitam doenças que causam o mau hálito.

prevenção do mau hálito consiste em manter hábitos saudáveis e higiênicos. Escovar os dentes do seu cachorro e fornecer uma alimentação saudável é o suficiente para prevenir os casos mais comuns de halitose.
Com a escovação em dia e bem alimentado, o sistema imunológico do cãozinho fica mais resistente a uma série de doenças, inclusive as periodontais. Consulte seu médico veterinário e peça que ele lhe indique a maneira mais adequada de alimentar e cuidar dos dentes do seu bichinho!
Para saber mais sobre o mau hálito nos cães, assista ao vídeo:

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.

http://www.bolsademulher.com/

Postar um comentário

0 Comentários