About Me

header ads

Saiba o que acaba atrapalhando na hora de acasalar seu cão


A maioria dos cães sabe instintivamente como copular, mas na ocasião podem não ser capazes devido a fatores aparentemente óbvios, como diferença de tamanho entre o macho e a fêmea, e outros nem tão fáceis de verificar.

Saber qual é momento correto que a fêmea está no cio ou estro, que é o momento em que ela fica receptiva ao macho, é fundamental! Saiba mais como dar uma forcinha para a mãe natureza na hora dos cãezinhos namorarem.

Existem inúmeros fatores que podem levar a problemas no acasalamento entre os cães. Vale verificar esses itens básicos antes de colocar o seu cão para "namorar".

Experiência e ambiente são importantes na reprodução dos cães

“Criar um clima” é importante para os cachorros também!

A experiência dos cachorros é importante nesses casos: uma fêmea que nunca cruzou pode ficar assustada e não permitir a cópula. Às vezes, as fêmeas ficam tão preocupadas em proteger o território que não permitem nem mesmo que o macho se aproxime.
O ambiente tem importância: é indicado levar a fêmea na residência do macho para evitar esse comportamento. Caso os dois cães sejam da mesma casa, vale a pena levar os animais para um local diferente. 

Os cães podem ficar tímidos também

Cachorrinhos também podem ficar com vergonha na "hora H", na frente dos seus donos

Alguns cães podem ficar simplesmente inibidos por medo de desaprovação do ato por parte do seu dono. Nada tem a ver com moral ou vergonha: às vezes, previamente o cachorro foi repreendido pelo seu tutor ao demonstrar interesse sexual, então acabou ficando com esse instinto inibido.
Machos sem experiência, criados longe de outros cães, podem ter mais dificuldade no namoro. Mesmo os cães machos reprodutores mais experientes nem sempre têm sucesso na cópula, sendo que aproximadamente 60% das tentativas de cópula são bem-sucedidas. Por isso várias tentativas são necessárias. Nem sempre o cão consegue acertar na primeira vez. Fêmeas adultas podem recusar o macho pela mesma razão, principalmente aquelas que são as únicas da casa e não têm muito contato com outros cachorros. A socialização é muito importante para evitar esse tipo de situação.

Quando o problema requer ajuda profissional?

Nem sempre a culpa é do cachorro: a saúde dos futuros pais deve estar em dia

Algumas dificuldades no momento da cópula podem ser resolvidas com a ajuda de um médico veterinário: procure um profissional especializado em reprodução para ajudar.  Existem formas de ajudar direta e indiretamente o seu cão ou cadela antes de colocá-los para cruzar. 
Uma “mãozinha” na cópula pode ser necessária: mas não tente fazer isso se não tiver experiência, pois você pode machucar o seu cachorro. O cão possui um osso no pênis que pode quebrar e trata-se de uma lesão muito dolorosa. 
Vale a pena fazer um check-up da saúde geral e da parte reprodutiva dos futuros pais também: dosagens hormonais e exames citológicos feitos a partir de células coletadas na vagina da cadela irão  auxiliar a detectar o momento correto para a cópula. Existem casos em que a reprodução através da monta natural é muito difícil ou não recomendada. Quando a monta natural não for possível, considere a inseminação artificial como uma alternativa para a reprodução.
Se tudo correr bem, em mais ou menos 60 dias você poderá observar uma linda ninhada de filhotes!
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.
http://www.bolsademulher.com/

Postar um comentário

0 Comentários