About Me

header ads

Caboodle Ranch: A Cidade dos Gatos



Um paraĆ­so na terra para os gatos. Um lugar que deixa qualquer pessoa amante de gatos ou dos animais em geral extremamente feliz. Depois que se passa uma vida inteira vendo os maus tratos aos animais, o sofrimento de gatos de ruas e muitas outras tragĆ©dias, conhecer o Rancho Caboodle - mesmo por fotos ou vĆ­deo - Ć© um colĆ­rio para os olhos, Ć© um Oasis em meio ao deserto. E pensar que esse paraĆ­so surgiu da idĆ©ia de uma Ćŗnica pessoa Ć© fantĆ”stico. 

A idĆ©ia do rancho ou fazenda para os gatos, que na verdade mais parece uma cidade dos gatos, localizada em Jacksonville, Florida, surgiu por acaso em 2003 e de lĆ” para cĆ” se expandiu para um verdadeiro santuĆ”rio de 30 acres que abriga mais de 500 gatos abandonados ou sem lar. Seu fundador, Craig Grant, Ć© que mantĆ©m o custeio quase que total do santuĆ”rio. Esse senhor simpĆ”tico grande amante dos animais vĆŖ toda sua felicidade e realizaĆ§Ć£o em ver a felicidade e boa vida que levam os gatos neste local. 

 Com muita habilidade e criatividade o prĆ³prio Grant construiu a maior parte do lugar e o mantĆ©m embora precise trabalhar fora para manter-se e aos gatos. A maioria dos gatos que vivem no local era gatos de rua ou abandonados que viviam vagueando sem teto. Outros ainda vieram parar no local porque por algum motivo seus donos nĆ£o puderam ficar com eles. 

A manutenĆ§Ć£o do rancho consume cerca de 6.000 dĆ³lares por mĆŖs, que Grant consegue Ć s vezes com muito sacrifĆ­cio, tudo para conseguir dar uma boa vida para os bichanos que tanto ama. Na verdade esse grande herĆ³i dos gatos afirma que Ć s vezes ele nem tem dinheiro para comer, mas nĆ£o deixa faltar aos gatos. Em seu blog – Um dia na fazenda – ele descreve os desafios cotidianos da manutenĆ§Ć£o de seus gatos, de suas preocupaƧƵes quando tem que viajar e deixar os gatos e muitas outras coisas. 

Apesar dos sacrifĆ­cios, e da pouca ajuda que recebe, os gatos sĆ£o bem cuidados. Castrados, com atendimento veterinĆ”rio para cada um deles, alimentaĆ§Ć£o, Ć”gua e um lugar de sonho que inclui Ć”rvores e atĆ© casinhas para abrigĆ”-los das intempĆ©ries. Claro que com tudo isso os gatos o adoram, basta ver que o seguem por toda parte e o reconhecem de longe. Ɖ algo maravilhoso de se ver quando Grant estĆ” no meio deles. 

Por incrĆ­vel que pareƧa, a histĆ³ria desse homem maravilhoso e seus gatos nasceu por acaso. AliĆ”s, ele nem sequer gostava de gatos. Eis como ele narra sua histĆ³ria no site Rancho dos Gatos. 

ConheƧa a histĆ³ria contada por Grant, seu idealizador 

Eu estava alugando uma casa de condomĆ­nio a dois passos da praia com meu filho. Tinha todos os confortos e conveniĆŖncias do lar. Quarto mobiliado, a um curto passeio atĆ© a praia e perto do trabalho. EntĆ£o, meu filho saiu por conta prĆ³pria pela primeira vez. Ele deixou sua gata comigo, porque ele nĆ£o podia levĆ”-la com ele. Eu nĆ£o gostava de gatos, mas concordei em ficar com ela. Eu nĆ£o estava acostumado a ficar sozinho e a gata Pepper nĆ£o era qualquer uma. NĆ³s lentamente comeƧamos nos dar bem. Alguns meses se passaram e eu descobri que ela estava grĆ”vida. Oh grande, e agora? Ela teve cinco gatinhos. Eu queria dar-lhes sumiƧo, porque eu nĆ£o queria a minha linda casa destruĆ­da, mas meu filho disse-me que tinha que ficar com a mĆ£e durante 8 semanas. Durante esse tempo eu aprendi que cada gato tem sua personalidade prĆ³pria e nĆ£o demorou muito para que os gatinhos estivessem balanƧando as minhas cortinas. Eu nĆ£o me importava. Algo tinha mudado... Eu nĆ£o queria abandonĆ”-los. 

Mas, com seis gatos, as reclamaƧƵes comeƧaram com o proprietĆ”rio do condomĆ­nio e os vizinhos. Eu sabia que tinha que procurar outro lugar para ir. Eles nĆ£o estavam seguros na vizinhanƧa. 

Encontrei um de meus gatos machucado e outro foi mordido por um pitbull que eu sei que foi solto para esse fim. Algo precisava ser feito. 

Eu nĆ£o sabia o que fazer em primeiro lugar, assim eu construĆ­ um barracĆ£o no quintal do meu filho e vivi nele por um tempo. EntĆ£o eu encontrei um anĆŗncio de um corretor de imĆ³veis oferecendo cinco acres em uma fazenda com Ć”rvores; financiada direto do proprietĆ”rio, a baixo custo mensal... O problema era que ele estava 100 quilĆ“metros a oeste de Jacksonville. 

SaĆ­ para ver e adorei. Ao longo dos prĆ³ximos meses, eu comprei mais cinco terrenos. Agora tenho 25 acres. Limpei uma pequena Ć”rea e comprei um trailer como um refĆŗgio para meus gatos. Eu coloquei nele uma porta de animal de estimaĆ§Ć£o e prateleiras acolchoadas para eles. Nessa Ć©poca eu tinha 11 gatos. Eu tinha ficado com gatos abandonados e errantes da vizinhanƧa e das Ć”reas que eu trabalho como um empreiteiro. Eu tinha 22 gatos atĆ© a primavera de 2004. NĆ£o tenho mais nenhum dos meus mĆ³veis antigos; itens materiais nĆ£o sĆ£o importantes para mim mais. Meus gatos me fizeram mais feliz do que nunca. Eles realmente sĆ£o os melhores amigos que eu jĆ” tive. Caboodle Fazenda agora Ć© um santuĆ”rio permanente para os gatos que tĆŖm sido chutados por pessoas sem coraĆ§Ć£o. HĆ” muitas histĆ³rias tristes entre todos os gatos que eu adotei. Alguns quase morreram de fome, alguns deles se encontravam feridos. Eu vi muitos fechados em jaulas durante meses em abrigos de animais e fiquei com alguns deles tambĆ©m. 

Os gatos devem ser capazes de andar livremente, e em Caboodle Ranch, Ć© o que eles fazem. Estamos no meio de 100 hectares de fauna. Os gatos me seguem atravĆ©s das trilhas naturais que eu coloquei e mantenho, sobem em Ć”rvores fortes que eu construĆ­ e se escondem em tocas escavadas no subsolo que tenho feito para eles. 

Todos os gatos foram esterilizados ou castrados, todos as vacinas sĆ£o atualizadas e eu mantenho as visitas regulares ao veterinĆ”rio para cada um deles. Eu viajo a 250 milhas de ida e volta vĆ”rias vezes por semana para trabalhar e voltar para manter um porto seguro para se viver. Cada um dos meus gastos saĆ­ram do meu prĆ³prio bolso e faƧo com muito pouco para que eu possa dar-lhes uma vida feliz, mas nem sempre Ć© fĆ”cil. 












Fonte: CABOODLE RANCH; JORNAL DEFESA DOS ANIMAIS

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios