About Me

header ads

Como falar com nossos Gatos



O artigo que trago hoje é talvez o mais interessante no que toca à relação dono-gato. Saber o que fazer, ou dizer em certas alturas pode conduzir para uma vida mais saudável do seu gato. Até mesmo, compreender aquilo que ele quer ou precisa. 


Diferentes tipos de miados 

Podemos nem nos aperceber, mas os gatos têm vários e diferentes tipos de miados. Abaixo, a lista, no geral, do significado de cada miado: 

Miado curto - "Olá!"; 
Miados múltiplos - "Olá! Ainda bem que chegas-te!"; 
Miado (tom médio) - Significa um pedido, por algo; 
Ronronado puxado - Significa um pedido, por algo; 
Ronronado grave - Significa uma reclamação; 
Ronronado agudo - Significa raiva ou dor; 
Murmúrio (movimentos rápidos da mandíbula, "falando" entre os dentes) - Significa excitação ou frustração (como quando uma presa está fora de alcance ou escapa);
'Trinado' (um cruzamento entre um miado e um ronronado com uma inflexão ascendente) - É cumprimento amigável; 
Ronronado suave - É um convite para contacto ou atenção. 




Linguagem corporal 

Para além dos miados, existem alguns comportamentos dos gatos, que podem ser explicados: 

  • Cauda para cima - Significa que está feliz; 
  • Cauda a balançar - Significa que está excitado ou ansioso; 
  • Olhos a piscar - É um sinal de afecto, o equivalente a mandar um beijinho; 
  • Orelhas para trás - Significa que está alarmado; 
  • Passar a cabeça, flanco e cauda em uma pessoa ou animal - É um ritual de saudação; 
  • Bater a cabeça - É uma forma de amizade, afecto; 
  • Cheirar o rosto - Está a confirmar a sua identidade; 
  • Orelhas para trás e deitadas - Significa medo e ansiedade. 

 Mas nós, pessoas, também podemos transmitir alguns sinais corporais aos gatos, como por exemplo: Se piscarmos os nossos olhos (de forma a que o nosso gato veja, perto dele, dirigido a ele) de forma lenta, em pequenas piscadelas lentas, irá transmitir confiança ao nosso gato. Como se lhe dissesse-mos: "Está tudo bem!" ou "Não precisas de ter medo". 

Por outro lado, se for feito um contacto visual prolongado (encarar) pode ser interpretado pelos gatos como um questionamento ou até como uma ameaça, que os pode deixar com agressividade, e desconfortáveis.



Fale com ele 

Desenvolva um tom de comando diferente da sua voz normal. Não abuse dele. Use um tipo de voz diferente sempre que quiser significar diferentes coisas. Para ralhar use um tom de voz mais grave, mas não um tom de voz alto; Para agradecer algo, faça uma festinha do pescoço até à cauda; Para o cumprimentar ou simplesmente ter uma conversa com ele, use o seu tom de voz normal. Ele compreenderá, certamente, tudo o que estará a dizer. 



 Aceite os presentes Faz parte do instinto dos gatos oferecer a sua contribuição. Alguns, além de afagos e miaus, colocam pequenas presas perto de onde o dono dorme. Quando isso acontecer, em vez de ralhar com o seu gato, agradeça o presente. Isso melhorará a vossa relação. Entenda isso como um gesto de carinho, por parte dos gatos.

Postar um comentário

0 Comentários