Ficha Técnica
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou semilongo, sempre encrespados
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: carinhoso, calmo e sociável
Descritivo da Raça
Dono de uma docilidade sem igual, o La Perm é um excelente animal de companhia. Ao contrário da maioria dos felinos, ele é bem tranquilo e adora ficar no colo do dono. Mas uma de suas características mais marcantes é, sem dúvida, a pelagem encrespada.
De porte médio, o animal pode apresentar pelo curto ou semilongo. Sua cabeça é no formato triangular, com orelhas bem separadas. Curiosamente, a raça pode apresentar os bigodes e sobrancelhas encaracolados como o pelo.
Histórico
A história do exótico gato de pelos encaracolados teve início no Estado de Óregon, Estados Unidos, em 1982, quando de uma ninhada nasceu uma fêmea praticamente sem pelo. A dona percebeu que poucas semanas depois, o animal apresentava uma pelagem cacheada, e resolveu chamá-lo de Curly.
Anos mais tarde, a gata deu cria, e todos os seus filhotes nasceram com as mesmas características. Após perceber que o diferencial no pelo era algo dominante, e que isso poderia significar a presença de uma nova raça, a dona resolveu levar seus gatos para uma exposição da Cat Fanciers Association (CFA).
Os criadores ficaram maravilhados com o felino, e no mesmo ano, em 1992, o gato foi oficializado em uma categoria própria.
Cuidados e Dicas
Mesmo nos exemplares de pelo semilongo, a escovação não precisa ser diária, uma vez que o gato não apresenta subpelo, o que evita que os pelos caiam com facilidade.
Curiosidades
Os machos são maiores que as fêmeas, podendo pesar até 5 kg. Já as fêmeas, no máximo 3,6 kg.
É comum, pelo menos uma vez na vida, o felino perder toda a sua pelagem, geralmente até o 1º ano. O pelo nasce novamente em poucas semanas.
Os filhotes podem nascer sem pelo nenhum ou com o pelo liso. Em poucas semanas o pelo cresce e encaracola.
O nome La Perm significa “o permanente”, tratamento realizado em salões de beleza para deixar os cabelos cacheados.
0 Comentários