About Me

header ads

Os Gatos e a Água



Há uma idéia muito estendida que diz eu os gatos não são muito amigos da água. Esta crença é certa… em certa medida, pois se habituar o gato desde pequeno à água, o gato vai desfrutar dos momentos no banho. 


O gato pode aprender a tomar banho, mas esta aprendizagem deve ser feita na etapa de socialização da cria, ou seja, entre o primeiro e o segundo mês de vida. Nestes meses o gato é receptivo a todos os ensinamentos sociais que queiramos incutir nele. A favor do banho nos gatos dizemos que é uma atividade que reforça a relação entre o gato e o seu dono, tal como ocorre com a escovagem, os mimos e as brincadeiras.

Se continuar a pensar que os gatos não são feitos para a água, queremos demonstrar-te que essa afirmação não está correta. Nem todos os gatos têm medo da água. Há muitos que não só brincam coma a água, como também se banham sozinhos. Um claro exemplo disso é a raça Turco Van, que vive na zona do lago Van na Turquia. O alimento natural desta raça de gatos são os peixes que pescam no rio. 

Voltando ao tema do banho dos gatos, deves saber que dar banho ao gato pode ser um atividade tranquila para ele e para ti. Para isso bastará acostumarmos o felino a esse procedimento e seguir umas dicas simples que te mostrarei na continuação. 

Como dar banho? 

Antes de começar devemos estar cientes que é importante dispor de tempo suficiente, pelo menos uma hora, para poder desfrutar do banho com o nosso gato. Também é conveniente falar e acariciar o nosso ato durante todo o procedimento para acalmar a ansiedade do animal. O ambiente deve ser tranquilo e se for possível, deve ser a mesma pessoa a dar banho ao gato sempre. 

O banho pode ser dado em qualquer pia da casa. A única questão que deve ser tomada em consideração é que a água deve estar quente. Deve -se ter tudo preparado e à mão no lugar onde  vai dar banho. Falamos de shampoo, toalha, secador, etc. Deve-se usar um shampoo específico para gatos, não utilizar nenhum dos nossos. 

Como dar banho em um gato

A água deve estar quente, a uma temperatura de 30 graus, e é conveniente deixar correr um bocadinho a água para que o animal se habitue ao som. Vais molhando o gato pouco a pouco no início com a mão ou com a ajuda de alguma esponja suave, mas nunca com o chuveiro do duche diretamente. O banho o fazemos com caricias, acariciando-o de uma forma suave. Lembre-se que deve ser um ambiente relaxante e calmo. 

Com estas caricias ensaboamos o gato e deixaremos que atue sobre o seu pêlo durante uns 5 minutos. Uma vez que esse tempo chegue ao fim, lavar o corpo do animal com muita água para que não fiquem restos de sabonete. Se ficarem restos estes podem provocar coceiras e desconforto. 

Uma vez que tenha chegado a esta fase chega o momento da secagem do gato. É muito importante secar bem todo o pêlo do gato. Não o podemos deixar úmido a não ser que seja verão e a temperatura o permita. Para secar o pêlo é conveniente começar com uma toalha para secar a maior quantidade de água e logo a seguir com o secador de ar quente. 

Nunca utilize um secador no primeiro dia que der banho ao gato pois não gostam do ruído e provavelmente não irão mais querer tomar banho. O recomendável nos banhos posteriores é usar algum secador de baixo ruído e ligá-lo uns minutos antes de utilizá-lo para que o gato se habitue ao ruído. Vai aproximando-o aos poucos para que ele se dê conta que é inofensivo. Se apesar das nossas precauções é impossível proceder à secagem, não se preocupe, tenha paciência e pouco a pouco ele deixará.

 Nestes casos tirar a maior parte da água com uma ou mais toalhas secas e deixa que ele se seque num espaço calmo e quente. Lembra-se que nunca se pode deixá-lo úmido a não ser que seja verão e a temperatura o permita. Se não estiver muito assustado depois de estar seco, podemos escová-lo pouco a pouco.

Postar um comentário

0 Comentários