About Me

header ads

Cachorros Ciumentos



Com bastante frequência nos deparamos com situações desagradáveis e muitas vezes perigosas devido ao que podemos chamar de "ciúmes".

Os cães, como vários outros animais, protegem objetos e seres vivos da aproximação de outros animais ou pessoas. Esta é uma atitude normal e saudável, mas muitas vezes se torna exagerada, prejudicando o convívio do grupo.

Ter um cão que proteja seu território contra estranhos ou que ameace uma pessoa que o está claramente ameaçando pode ser até desejável, mas, por exemplo, se seu cão mostra os dentes para sua mulher sempre que ela o abraça, ou rosna para o namorado de sua filha todas as vezes em que ele toca a campainha, esse é um comportamento intolerável.

Os ciúmes aparecem quando o cão sente que seus interesses serão prejudicados pela outra pessoa ou animal. Por exemplo, uma cliente minha não dava mais atenção para o cachorro quando o namorado dela chegava, e o animal, aos poucos, foi ficando agressivo com o rapaz; depois de algum tempo, ela passou a prendê-lo todas as vezes que o namorado chegava, o que só piorou a situação. Para o cão, a presença do namorado dela passou a significar ser ignorado e confinado.


Muitas vezes, sem querer, fazemos nossos cães associarem uma porção de coisas negativas com pessoas ou outros animais. Se você simplesmente ignorar os sentimentos de seu cão, não se surpreenda quando ele rosnar especificamente para alguém ou tentar impedir que determinada pessoa chegue perto de você. Você não pode permitir esse tipo de comportamento, mas procure evitar, da melhor forma possível, que a situação chegue a esse ponto.


COMO LIDAR COM CÃES CIUMENTOS


O chefe da matilha é quem controla as regras do convívio, portanto, a primeira medida a ser tomada para mudar este comportamento é se tornar o líder de seu cão. Leia e coloque em prática o capítulo: A Matilha. Se você for o líder da matilha, seu cão saberá que não cabe a ele decidir quem deve se aproximar de você ou quem não pode fazer isso.
Como o ciúme é causado por sentimentos negativos relacionados a pessoas e animais, é importante que se reduzam os motivos para o ciúme, e qualquer punição deve vir diretamente da pessoa que está sendo protegida pelo cão, pois, caso contrário, mais relações negativas irão somar-se àquela determinada pessoa, agravando o problema. Quando um cão, ao proteger a mulher, ataca o marido, este não deve punir o cão, pois, se o fizer, piorará ainda mais a situação.


CUIDADO COM PUNIÇÕES E PRIVAÇÕES SELETIVAS


A punição nesses casos, embora às vezes seja necessária, deve ser evitada, para não agravar o problema. Procure agir positivamente, relacionando coisas agradáveis com a presença da outra pessoa ou animal que seja a causa do ciúme e recompensando seu cão quando ele demonstrar comportamentos desejáveis nessas situações. A minha cliente, seguindo minha orientação, resolveu o problema dando um petisco ao cachorro sempre que seu namorado chega, e, às vezes, vão juntos levar o cachorro para passear. A atitude agressiva do cão, atualmente, transformou-se em u"ma atitude simpática e alegre quando os três estão juntos.


Pessoas que possuem mais de um cão, muitas vezes, param de fazer carinho quando o segundo cão se aproxima ou, ainda, só dão petiscos quando os animais se encontram separados, achando que assim evitarão disputas e ciúmes. Os cães em pouco tempo relacionarão a presença do outro com algo desagradável, já que são privados de petiscos e atenção, aumentando ainda mais a chance de conflitos e ciúmes.


Uma outra situação problemática ocorre quando a mulher permite que seu cão durma em sua cama apenas na ausência do marido. O cão relacionará a presença do marido com privação de carinho e conforto, aumentando o ciúme e prejudicando a relação entre ambos.


DICAS:


Torne-se o chefe da matilha para ter o direito, perante seu cão, de alterar as regras do convívio.


A punição nunca deve vir da pessoa que está sendo ameaçada pelo cão.


Procure evitar relações negativas entre seu cão e seus amigos ou outros animais. Não deixe de dar atenção e não o prive de nada toda vez que uma determinada pessoa ou animal venha visitá-lo ou se aproxime de você.


Recompense seu cão por condutas agradáveis e corretas. Mostre a ele, positivamente, o que você espera dele.

Postar um comentário

0 Comentários