Ficha Técnica
Origem: Cuba
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo longo
Cores: branco, com mechas que variam do tabaco ao marrom avermelhado. Alguns trazem, além do tabaco ou do marrom, manchas pretas
Temperamento: alegre, brincalhão, ciumento e exclusivista
Discritivo
Apesar da aparência meiga que lembra um bichinho de pelúcia, o Bichon Havanês é considerado um cão ciumento e que não gosta de dividir a atenção com outros cachorros.
Em contrapartida, é extremamente paciente com crianças e adora passar horas brincando com elas.
O andar saltitante do Bichon Havanês combina com sua personalidade alegre e brincalhona. Inteligente, é um cão que aprende fácil e é presença constante em provas de obediência.
Histórico
Acredita-se que o Bichon Havanês originou-se na região do Mediterrâneo, e que foi levado para Cuba por capitães de navios espanhóis. O objetivo era presentear damas da alta sociedade afim de manter boas relações comerciais.
A Revolução Cubana praticamente eliminou a raça da ilha. Alguns exemplares contrabandeados para os Estados Unidos conseguiram sobreviver e deram sequência à linhagem.
Cuidados e dicas
O cuidado principal concentra-se no longo pelo – alcança de 15 a 20 centímetros -, que não deve ser aparado. Prefere-se animais com pelos longos e naturais.
Curiosidades
O primeiro exemplar do Bichon Havanês chegou ao Brasil às 19h30, do dia 17 de agosto de 1997. Batizada como “A Maiden Effort’s Oh Delaylah”, a fêmea nasceu na cidade de Doetinchem, na Holanda, e foi importada pela Star Company Kennel, localizada em Florianópolis, Santa Catarina.
https://www.petmag.com.br
0 Comentários