About Me

header ads

Destino do cão que foi arrastado no MS mobiliza fórum nacional de proteção e defesa animal



Entidades de proteção animal de todo o país estão fortalecendo o movimento pela vida de Scooby, o vira lata que foi arrastado por cerca de cinco quilômetros pelas ruas da capital de Mato Grosso do Sul e que, depois de ser submetido com sucesso ao tratamento contra leishmaniose, encontra-se confinado no CCZ de Campo Grande. 

Mais de cinco mil internautas já assinaram uma petição pública criada pela ONG campo-grandense Abrigo dos Bichos e entidades de proteção animal de todo o país também se mobilizam através do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, do qual o Abrigo faz parte como membro do Conselho Consultivo. 

 O movimento também conta com apoio de protetores da Coréia do Sul, China, Japão, EUA, Alemanha, Canadá, França, Turquia, Espanha, Lituânia, Romênia, Suiça, Portugal e Grã Bretanha, que se manifestaram através de link na rádio Ocram. O objetivo é fazer com que o prefeito Nelson Trad Filho mantenha o compromisso assumido de doar o animal para a médica veterinária Sibele Luzia Cação. Ao término do mandato do atual Prefeito vence o prazo para que Scooby seja formalmente doado. 

 A luta pela guarda de Scooby se tornou ainda mais polêmica depois que a médica veterinária Sibele foi alvo de denúncia anônima junto ao Ministério Público e teve o mandato de presidente do CRMV-MS cassado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

 Além da solidariedade de internautas que se manifestam diariamente nas redes sociais, dos médicos veterinários de Campo Grande e de outros estados, a cassação do mandato de Sibele Cação também foi repudiada pela nova presidente da ONG Abrigo dos Bichos, Maíra Kaviski Peixoto, que protocolou pedido de afastamento do cargo de Secretária Geral do CRMV-MS. 

 Em nota distribuída à imprensa no dia 20/11 Sibele Cação informou que vai acionar a Justiça contra a decisão do CFMV e protocolou o pedido de adoção do Scooby no CCZ, por orientação do Prefeito Nelson Trad Filho, para o qual já tinha protocolado o pedido em duas datas anteriores (08/10 e 17/12). Desde o dia 19 de dezembro Scooby foi devolvido ao CCZ. A veterinária responsável pelo tratamento do animal entregou ao prefeito o relatório final, atestando todos os exames normais, inclusive pesquisa de parasita negativo. “O último exame realizado mostrava que não havia protozoário nem na pele nem nos órgãos do Scooby”, afirma Sibele. Após postar sua preocupação em relação a Scooby na página do prefeito no Facebook, Sibele Cação recebeu da assessoria de Nelson Trad Filho a confirmação de que manteria sua palavra, autorizando a doação do animal. 

 A rede de proteção animal, que reúne milhões de seguidores no mundo, está atenta ao desfecho do caso. Desde sua entrega no CCZ Scooby, que está em fase de manutenção e precisa prosseguir o tratamento, não está sendo medicado porque o Centro de Controle de Zoonoses se recusou a receber o medicamento.

Postar um comentário

0 Comentários