Ficha Técnica
Origem: Inglaterra
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: semilonga
Cores: preto, azul, vermelho, creme, tartaruga, chinchila, smoke, tigrado, prateado e castanho
Temperamento: carinhoso, inteligente e leal
Descritivo
Trata-se da versão de pelo semilongo da raça Manx, ou seja, possui características muito parecidas com seu parente. De temperamento carinhoso e leal, os gatos da raça são mais conhecidos na América do Norte e Reino Unido. Donos de uma pelagem sedosa e cheia, o animais têm aparência almofadada e até um pouco pesada.
À exemplo do Manx, uma de suas principais características é a ausência do rabo, muito embora ele pode ser encontrado em três versões diferentes: o Rumpy Riser, que apresenta apenas um vestígio de cauda, o Stumpy, que tem uma cauda curta, ou ainda o Longy, que apresenta um rabo pouco menor que o encontrado na maioria dos gatos.
Histórico
A raça foi desenvolvida no final dos anos 60, quando criadores norte-americanos de gatos Manx descobriram que em algumas ninhadas, nasciam filhotes de pelos longos. A partir de então, criou-se uma categoria específica para os gatinhos.
Acredita-se também que os bichanos seriam herdeiros de uma linhagem de gatos pertencentes à realeza britânica, que não possuíam cauda. Estima-se que seus antecessores, os Manx, tenham surgido em 1901, na Ilha de Man, Reino Unido. A exemplo de seus companheiros de pelo longo, a raça não é muito popular.
Cuidados e dicas
Por se tratar de um animal de pelo semilongo escovações semanais são aconselhadas. Por motivos genéticos pouco conhecidos, também não é aconselhável cruzar dois exemplares Rumpy Riser, já que os filhotes morrem em poucas semanas após o nascimento.
Curiosidades
As pernas dianteiras do animal são ligeiramente mais curtas que a traseira, fazendo com que o gato tenha um andar bem peculiar, como se estivesse saltando
0 Comentários