Ficha Técnica
Nome da Raça: Basset Fulvo da Bretanha, Basset Fauve de Brétagne
Origem: França
Utilização: caça e companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo médio, denso e duro
Cores: castanho dourado, castanho avermelhado ou fulvo
Temperamento: valente, amigo e inteligente
Descritivo
De temperamento amistoso e vivo, o cão tem ganhado cada vez mais popularidade devido ao seu companheirismo e disposição para brincar. Dono de um porte pequeno e corpo alongado, o animal possui o pelo grosso e denso, sendo que no focinho, apresenta uma pelagem que lembra uma espécie de barba.
A exemplo de seu suposto ancestral, o Basset, o Fulvo da Bretanha também apresenta as pernas curtas e as orelhas caídas. As cores aceitas pelos criadores são castanho dourado, castanho avermelhado ou fulvo. Alguns exemplares podem apresentar uma mancha branca no peito.
Apesar da baixa estatura, este pequeno não faz feio em provas de agility, sendo considerado muito ágil, sem contar sua incrível persistência. A cauda deste cãozinho também apresenta uma característica em particular: quando está caçando, ela fica apontada em direção à cabeça do animal, como uma lança.
Histórico
Este simpático cachorro é originário da Bretanha, França, e acredita-se que ele seja resultado do cruzamento entre o Griffon Fulvo da Bretanha e o Basset, realizado em meados do século 19. Trata-se de um animal de caça, utilizado, à princípio, apenas para perseguir coelhos, lebres e porcos selvagens. Atualmente pode ser facilmente encontrado à disposição como um doce e belo animal de companhia.
Vale lembrar que apesar de apresentar diversas características de seus antepassados, o animal possui traços próprios, desenvolvidos devido à região onde foi criado, repleto de pântanos e ladeiras, o que lhe propiciou um corpo mais musculoso e resistente.
Cuidados e Dicas
O cão é muito resistente e adaptável, convivendo sem maiores problemas com outras raças.
O pelo da face do cão pode precisar ser aparado, mas não é regra.
Curiosidades
Apesar da baixa estatura, este pequeno não faz feio em provas de agility, sendo considerado muito ágil, sem contar sua incrível persistência.
https://www.petmag.com.br
1 Comentários
Sabe onde posso comprar um? A minha faleceu hoje.
ResponderExcluir