About Me

header ads

Lidando com a gravidez Psicológica

A gravidez psicológica ou pseudociese, como também é conhecida, é um problema que afeta de 50 a 70% das cadelas adultas não castradas, deixando seus donos preocupados e também intrigados. Como esse distúrbio acontece e por que, e qual o tratamento?

Normalmente a gravidez psicológica surge de 2 a 4 meses após o cio, quando o hormônio progesterona está em níveis baixos e o hormônio prolactina em níveis mais altos no organismo da cadelinha. Essas alterações hormonais acabam “confundindo” o corpo, que começa a se preparar para uma gestação que não acontecerá. Desta forma, a cadela demonstra vários comportamentos típicos de cadelas prenhes, como aumento da agressividade e ansiedade, comportamento de cavar para preparar um “ninho”, e adoção e proteção de objetos – bichos de pelúcia, sapatos, panos, almofadas - que são os “filhotes”. Além das alterações físicas, como lambedura do abdome, diminuição do apetite, distensão das mamas e produção de leite. Nem todos os sintomas aparecem juntos, o que faz com que os donos muitas vezes nem percebam que a cadelinha está passando por uma gravidez psicológica.


Agora, por que isso acontece? Voltemos aos ancestrais dos cães, que viviam em matilhas. A fêmea líder do grupo era a única que podia reproduzir, porém também era ela quem caçava. Desta forma, as outras fêmeas ficavam com a função de cuidar dos seus filhotes. Para isso, apresentavam comportamentos de mãe mesmo sem ter uma gravidez, para que pudessem alimentar e cuidar desses filhotes. Essa capacidade do corpo de simular uma gravidez passou através dos genes até nossos cães.


A melhor forma de lidar com a gravidez psicológica é deixando a fêmea à vontade, providenciando uma caminha em local calmo para que ela leve seus “filhotes” e descanse. Muitas cadelas podem demonstrar agressividade quando pessoas se aproximam dos filhotes imaginários, por isso nessa fase é importante respeitar seu espaço e tentar associar a presença de pessoas com coisas boas, como um petisco gostoso. A gravidez psicológica normalmente acaba em duas semanas, naturalmente, por isso o uso de medicamentos para interrompê-la normalmente não é recomendado. Eles só são indicados pelo médico veterinário no caso de mamite, inflamação das mamas por causa da produção de leite. Uma medida para evitar esse problema, em muitos casos, é o uso do colar elisabetano para impedir a lambedura das mamas. As cadelas que apresentam a pseudociese também podem se beneficiar com o aumento na atividade física, por isso é uma boa ideia aumentar a freqüência de passeios nessa fase.


E o que fazer para evitar a gravidez psicológica? A única e mais eficaz solução é a castração, que além de prevenir esse distúrbio, vai evitar crias indesejadas, problemas comportamentais e problemas graves de saúde, como piometra e tumores de mama.




Texto: Juliana Yuri (Adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários