About Me

header ads

Festas Juninas: como lidar com o medo de fogos e rojões?



O mês de junho chegou e com ele as festas juninas. Para nós, uma época festiva com quadrilha, música, comidas e bebidas típicas! Mas, para alguns cachorros, uma época de desconforto, pois muitos pets têm medo do barulho dos fogos e rojões.



Se o medo de seu cãozinho não é tão grande, ou seja, ele só fica desconfortável ao ouvir os ruídos, isso pode ser resolvido mudando as atitudes das pessoas. Ou seja, ao escutar o barulho, as pessoas devem imediatamente começar a brincar, festejar e recompensar o cãozinho com carinho, brinquedos e petiscos. Ao observar a reação das pessoas, que ficaram de repente tão animadas com o som, o cão pode mudar seu próprio comportamento. É muito comum que as pessoas, ao observarem algum susto do cão, comecem a confortá-lo, fazendo carinho, pegando no colo, falando manso ou se abaixando perto do animalzinho. Isso faz com que o cão ache que você também está com medo e quer se proteger! Por isso, é o oposto que devemos fazer: em caso de medos leves, devemos festejar e iniciar uma brincadeira muito interessante com o cachorro, para que ele associe os sons com momentos de alegria e descontração.


No entanto, em casos de medo muito sérios, em que o cãozinho já se machucou tentando escapar ou se esconder, ou se sua saúde fica em risco (salivam, tremem, tem taquicardia), devemos ser mais cuidadosos. Uma boa dica é dessensibilizar os sons de fogos usando CDs com os ruídos gravados, durante sessões de brincadeiras e petiscos; deixe o som baixinho e aumente gradualmente, se perceber que o cão já não se assusta com os barulhos. No momento da queima de fogos, para ajudar a minimizar o medo, o cãozinho deve ter um local calmo e fechado, onde o som não entre facilmente, para poder se abrigar, com sua caminha e brinquedos. Neste cômodo, deve-se deixar um rádio ou TV com som alto para “camuflar” os estouros dos rojões. O ideal é que você consiga entretê-lo, brincar e dar petiscos, para associar que enquanto os fogos acontecem, o cão recebe atenção e carinho. Mas se o pet demonstrar medo, deixe-o à vontade e evite consolá-lo. Outra orientação importante: nunca brigue com seu cão por demonstrar medo. Ele não pode controlar suas reações diante dos fogos, e passará a associar que sempre que acontecem os estouros, ele leva uma bronca. Dessa forma, sua reação se tornará cada vez pior, pois ficará ainda mais ansioso.


Quando se trata de medo, é importante saber que talvez o cão nunca fique totalmente curado. O treinamento visa melhorar a qualidade de vida do cachorro, por isso toda melhora no comportamento é importante e deve ser festejada! Caso haja dificuldade no tratamento comportamental, só o médico veterinário é quem pode avaliar a necessidade de uma medicação específica.


Por isso, trabalhe com bastante paciência e carinho, associando os fogos e rojões com brincadeiras, petiscos e tranquilidade, e quem sabe em breve seu amigo peludo poderá aproveitar as festas juninas junto com você e sua família!


Texto: Juliana Yuri (Adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Postar um comentário

0 Comentários