About Me

header ads

Basenji


Ficha Técnica

Nome da Raça: Basenji
Origem: África Central
Utilização: caça, guarda e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: bicolor (preto e branco ou avelã e branco) e tricolor (preto, avelã e branco). A cor branco só deve aparecer nas patas, ponta do rabo e peito (em alguns casos formando um colar)
Temperamento: independente, teimoso, carinhoso e inquieto
Descritivo da Raça

O Basenji é considerado por muitos como um cão felino. O motivo? Além de espírito independente, ele repete outro hábito comum aos gatos: o de se lamber/limpar constantemente.
O cão africano não gosta de dividir atenção com outros cachorros, e nem de ficar por muito tempo sozinho. Cão de caça, ele é veloz, musculoso, mas não troncudo, e precisa de espaço para correr e se exercitar.
Eles são espertos, inteligentes, mas não muito obedientes. Essa teimosia é justificada por seu instinto natural de caça. Em muitas ocasiões, obrigado a caçar sozinho, o cão tinha que tomar rápidas decisões sem orientação do dono. Por este motivo ele não costuma aceitar ordens tão facilmente. Portanto é recomendável submeter o filhote ao adestramento básico.


Histórico


Ele é considerado um dos cães mais antigos do mundo. Alguns estudiosos acreditam que imagens de um cão deitado junto ao dono, registradas em determinadas tumbas egípcias datadas de 3.600 a.C., são de um Basenji.
Admirados com os exemplares encontrados na África, ingleses levaram alguns exemplares para casa, em 1937.


Cuidados e Dicas


O cão africano pode apresentar alguns sintomas como displasia coxo-femural, problemas hereditários de visão e síndrome de Fanconi, distúrbio que afeta principalmente a capacidade renal.


Curiosidades


No antigo Egito ele era considerado sagrado, já que acreditavam que os cães acompanhavam os mortos no pós-vida. A identificação dos egípcios com o animal era tanta que ele era chamado de “o cão de Keops”, nome do faraó responsável pela maior pirâmide de Gizé.
O Basenji não late, mas isso não quer dizer que ele seja mudo. Para alguns, o cachorro emite sons como o choro de uma criança, risadas e até o canto tirolês yodel.

https://www.petmag.com.br

Postar um comentário

0 Comentários