About Me

header ads

Bobtail Japonês


Ficha Técnica

Nome da Raça: Bobtail Japonês, Japanese Bobtail
Origem: Japão
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: amistoso, adaptável, curioso e brincalhão
Discritivo

Símbolo da boa sorte na vida doméstica, o Bobtail Japonês tem muitos séculos de história. De temperamento brincalhão e amistoso, é um excelente animal de companhia.
De porte médio, o gato apresenta pelo curto ou longo, sempre suave e sedoso. Como solta pouco pelo, não exige muitos cuidados. Muito inteligente, o gato também pode aprender a trazer e buscar objetos como os cachorros.
Como o próprio nome sugere, o gato tem uma característica muito peculiar. Trata-se de um rabo bem curtinho, de cerca de 8 a 10 cm. Seu corpo é esbelto e musculoso, além de apresentar olhos ligeiramente oblíquos. O felino é aceito em todas as colorações, mas os exemplares favoritos no Japão são os tricolores.


Histórico


Não se sabe ao certo como a cauda do animal diminuiu. Acredita-se que houve um processo de mutação genética em gatos domésticos de pelo curto. Apesar de ser conhecido no Japão há séculos - há desenhos dele em ruínas e documentos antigos ao lado de gueixas -, foi apenas em 1963 que a raça foi apresentada aos norte-americanos.
Na época, juízes americanos visitaram o país e se encantaram com os animais que estavam em uma exposição. Anos mais tarde, um criador importou 38 exemplares para os EUA, onde foi aceito pela CFA (Cat´s Fanciers Association) a partir de 1978.
A raça também foi reconhecida no Reino Unido, embora seja pouco conhecida.


Cuidados e Dicas


Ideal para pessoas alérgicas uma vez que solta pouco pelo.
O felino gosta bastante de água, logo, o dono não vai ter problemas na hora de dar banho no animal.
Curiosidades
É comum o animal levantar a pata dianteira quando é acariciado.
O Bobtail possui as patas traseiras maiores que as dianteiras.
Antes de cair no gosto popular, o gato era criado pela corte japonesa e pelas famílias mais abastadas.

Postar um comentário

1 Comentários