Ficha Técnica
Nome da Raça: Balinês, Balinese
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo
Cores: os padrões branco, cinza, chocolate ou creme com pontos de castanho ou cinza na face, orelhas e patas são aceitos tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Já os padrões tartaruga e tigrado só são aceitos no Reino Unido.
Temperamento: imprevisível, ciumento, ativo, dócil
Discritivo da Raça
O felino de traços graciosos é a versão peluda do Siamês. De porte médio e corpo esguio, possui a cabeça longa e cuneiforme, projetando um triângulo. Uma das características mais marcantes do animal é, sem dúvida, os olhos azuis amendoados, além do pelo longo e sedoso ao toque.
Como seu primo Siamês, o gato tem temperamento ativo, gosta de ser o centro das atenções, além de ser muito dócil. Mas, ao contrário do esperado para felinos esbeltos, o Balinês é extremamente afetuoso e muito apegado ao dono.
O animal é ideal para casas com outros bichos de estimação, já que ele se adapta com facilidade, mesmo com cachorros.
Histórico
Originário dos Estados Unidos, o Balinês ganhou o nome em homenagem aos dançarinos da ilha de Bali. O animal foi desenvolvido por meio de cruzamentos entre gatos de ninhadas de Siameses que, eventualmente nasciam com o pelo longo. A raça foi obtida primeiramente nos Estados Unidos, a partir de 1940, chegando no Reino Unido apenas em 1970, ano em que foi reconhecido oficialmente pela CFA, graças aos esforços das criadoras Helen Smith e Sylvia Holland.
Cuidados e Dicas
Por não apresentar subpelo, o gato não necessita de escovação diária. Seu pelo cai muito pouco também, o que requer menos cuidados que os felinos de pelo longo.
O gato é excelente para casas movimentadas, uma vez que adora receber visitas e as trata com carinho e afeto. Também são muito sociáveis com crianças.
Curiosidades
O afeto do Balinês por cachorros é notável, contrariando qualquer lenda de que cães e gatos não se dão bem.
0 Comentários