About Me

header ads

Por que Gatinhos recém-nascidos Morrem?


Gatinhos recém-nascidos são criaturas vulneráveis ​​que enfrentam vários perigos durante o parto e nas primeiras semanas de vida. Eles são dependentes de sua mãe para comida, calor e sobrevivência. Filhotes que não conseguem crescer e morrem como recém-nascidos sofrem de "síndrome do gatinho enfraquecido".
Esta síndrome abrange um vasto espectro de doenças e condições que levam à morte desses animais. Complicações no parto, condições médicas não infecciosas, doenças infecciosas e negligência materna são fatores que podem contribuir para o aparecimento gradual dessa síndrome.

Fatores de Nascimento
Filhotes nascem em um saco amniótico acinzentado que a fêmea reprodutora, também chamado de rainha, irá liberar. Após o saco ser removido, a rainha mastiga ou corta o cordão umbilical e lambe cada gatinho para limpá-lo. Gatas inexperientes que nunca deram à luz podem não saber o que fazer quando filhotes nascem. Os gatinhos podem morrer se a mãe não remover os sacos amniótico ou lamber os fluidos para estimular a respiração e circulação.

Um parto prolongado ou difícil pode aumentar o risco de um gatinho morrer. Doenças congênitas podem estar presentes desde o nascimento e podem ser causada por doenças genéticas, transtornos ou medicamentos. A hidrocefalia, que refere-se a água no cérebro, e defeitos na medula espinal pode levar à morte neonatal.

Doenças Infecciosas
Um gatinho recém-nascido pode morrer de uma infecção viral, bacteriana ou parasitária. O vírus da leucemia felina, ao qual os gatinhos estão expostos no útero, pode matar filhotes. Uma das principais causas da morte de felinos recém-nascidos é a peritonite infecciosa, que as mães passam para os seus filhotes. Esta doença causa febre, letargia e perda de peso, e pode afetar os órgãos internos. Já que esses animais possuem sistemas imunológicos imaturos, eles têm mais dificuldade em combater infecções parasitárias, como lombrigas e tênias.

Doenças não-Infecciosas
Um gatinho recém-nascido não consegue regular a sua temperatura corporal, o que o coloca em risco de desenvolver hipotermia. Filhotes não possuem gordura corporal isolante e dependem de sua mãe para os aquecer. Animais saudáveis ​​normalmente pesam de 80 a 100 gramas.

Um gatinho abaixo do peso é mais suscetível à hipotermia, que pode levar à insuficiência cardíaca e pulmonar e morte neonatal. Gatinhos recém-nascidos que têm diarreia ou não recebem leite suficiente podem morrer de desidratação.

O consumo inadequado de leite pode ocorrer se a mãe tiver problemas para fornecer leite, ou quando um gatinho não conseguir mamar porque tem de competir com seus irmãos pelo acesso ao leite de sua mãe. Felinos recém-nascidos também estão predispostos a hipoglicemia, ou açúcar no sangue, o que pode levar a fraqueza, coma ou morte.

Fatores Comportamentais Maternos
Depois de dar à luz, se uma gata mãe perceber que um dos seus gatinhos não irá sobreviver, ela pode negligenciar ou rejeitá-lo. Ela pode negligenciar seu gatinho se ela própria tiver sido rejeitada na infância ou criada por humanos.

Nestas circunstâncias, ela não teria adquirido as habilidades maternas de sua própria mãe. De acordo com especialistas, uma gata mãe pode recorrer ao canibalismo e consumir seu gatinho se ele estiver doente ou deformado. Ao comer um gatinho doente, a mãe pode estar protegendo os outros filhotes da doença.

www.ehow.com.br

Postar um comentário

36 Comentários

  1. Minha gata teve 5 filhotinhos sexta feira passada (dia 30/3) e ontem um dos filhotinhos morreu ... tava fraquinho e não tava respirando direito�� ... ficamos muito tristes e sem entender o motivo de não ter sobrevivido .

    ResponderExcluir
  2. A minha gatinha essa noite teve 5 filhotes e 1 não sobreviveu, quando fui ver ele estava durinho, enterrei pela manhã, mas não soube dizer se já nasceu morto ou morreu depois do parto.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa sempre que uma gata cria morre pelo menos um filhote, eles nascem aparentemente normais mas parecem não conseguir mamar, eu os coloco perto da mama e não resolve e eles acabam morrendo.


    Semana passada meu gatinho filhote de 4 meses estava normal, brincou o dia todo, ficou no quintal com a mãe e os irmãozinhos dele, a noite quando fui dar ração para eles lá para 21 h, vi que ele não apareceu, quando eu fui olhar ele estava praticamente morto, esticado, tremendo, parecia não conseguir manter a cabeça em pé, com olhos abertos vidrados, o chão estava todo molhado e o pescoço dele também, parecia ter babado, dai ele começou a defecar, ficou a noite toda assim, agonizando e morreu lá para 10 da manhã no outro dia. Eu fiquei triste pra caramba e sem entender o que aconteceu, pois não tinha sangue que sinalizasse algum acidente e nem que poderia ser veneno já que ele não saia nem na rua e não tem nada venenoso e toxico no meu quintal. Você poderia me explicar o que pode ser? pois os outros gatinhos irmãos dele estão normais e estou preocupada se for alguma doença que aparece do nada? tenho suspeitas que ele possa ter caído de uma escada de madeira, pois as vezes eles brincavam nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que não foi envenenamento? Porque é MT estranho ele ter morrido assim, ou comeu algo tóxico pra ele

      Excluir
    2. O meu acabou de morrer assim. Mas ele tinha cerca de 1 ano e meio ou 2 anos, estimo (veio já grandinho).
      Não ouvi barulho de queda, mas ele está estirado no chão embaixo do telhado. Tô chorando, mas pensei em pesquisar a causa, e lembrei que os filhotes que ele a gata acabaram de ter, 1 morreu, e vim pesquisar também, já que a noite vai ser triste.

      Excluir
    3. Pelos sintomas foi envenenamento tá.

      Excluir
    4. Pelos sintomas que vc citou foi envenenamento tá

      Excluir
  4. Minha gata teve 3 filhotes um morreu faz dois dias é um outro tá dando os mesmo sintomas que ele tô muito triste alguém pode me dar uma ajuda sobre o que pode ser é o que eu posso fazer Att, Renata

    ResponderExcluir
  5. Muito triste ver isso minha gata teve 5 dois morreram no parto e um morreu hoje com 10 dias vi q não estava respirando bem corremos para o veterinário fizeram Raio x e mostrou que aspirou leite tinha no pulmão então por isso não conseguem respirar e é muito rápido... Infelizmente nan resistiu deu uma parada cardiorrespiratória 😢

    ResponderExcluir
  6. Minha gata pariu 4 filhotes esse mês, acho q ja e a 3-° gestação dela, porém 3 morreram essa semana o último morreu agr d manhã tds tavam bem nas 3 primeiras semana mas moraram td fraquinho já N se alimentavam mais até tentei dar leite desdobrado na ciringa mas n adiantou,tbm n conseguiam defecar direito sempre miavam MT na hr, eu n entendia o porquê tbm das partes íntimas dos filhotes inchou MT alguns dias antes deles morerem, o último morreu agora de manhã..

    ResponderExcluir
  7. Meus gatos tao assim, tou desesperada 😭😭😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 5 gatinhos que minha gata teve só restou 1 e está ficando fraquinho igual aos outros. Estou muito triste 😔

      Excluir
  8. Minhas 2 gatinhas filhote ,tem 1 mes e tao assim ����

    ResponderExcluir
  9. Minha gata criou 5 gatinhos, morreram todos, o último morreu hj de manhã
    Nasceram bem magrinhos e já estavam com quase 1 mês de vida e não engordaram.
    To achando que a gata não tinha leite suficiente
    Muito triste, vou castrar semana que vem. Não quero mais passar por isso,
    E também não quero que ela fique sofrendo

    ResponderExcluir
  10. A minha gata ela é novinha deu 5 crias faz 3 dias e hoje 2 gatinhos morreram , não sei o motivo um deles morreu nas minhas mãos😭 enquanto eu estava tentando dar leite na boca dele pois estava fraquinho sem se alimentar, mas o outro passou o dia até que bem , mas agora à noite fui olhar e estava morto estou muito 😢.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tbm foi assim! A minha teve 3 morrem todos, não sei pq! E agora ela não para de chorar e procurando eleS, vou castrar não quero ela sofrendo! Quando ela chegou aqui, não sabia que estava grávida, só soube depois que levei pra castrar a veterinária disse que ela estava buxuda! Muito triste, minha filha chora até hoje!

      Excluir
  11. Minha gata deu 6 gatos, e hoje so sobraram 2, eles são fortes e mamam mas ela fica levando eles pela boca para cima do guarda roupa e acredito que eles caem e batem seus corpos sei lá por isso morrem

    ResponderExcluir
  12. Minha gata criou há 4 dias, 3 filhotes, um gordinho que até ontem estava mamando, miando e reagindo, hoje está muito quieto e não quer mamar, acho que ele vai morrer, não entendo o porquê isso acontece do nada. Às vezes é melhor deixar para lá, deixar que as gatas se virem com seus filhotes, pois mesmo a gente ajudando a gata esse tipo de coisa acontece. É ruim, pois a gente se apega aos filhotes e ficamos tristes quando do nada adoecem e morrem.

    ResponderExcluir
  13. Varios relatos interessantes, passei tb por essas situações, ficamos tristes demais, porem relatos e nenhuma resposta de.um.profissional, a página poderia providenciar alguém com conhecimento ou pedir a ajuda p confortar as pessoas que estão interagindo aqui na página

    ResponderExcluir
  14. A ninhada da minha gatinha morreu toda eram 6..depois do 6 dia..fiquei arrasada..como pode?eles estavam bem aparentemente.

    ResponderExcluir
  15. Eu encontrei um gatinho recém nascido ao lado da minha casa segunda feira 30/09 parece ter uns 20 dias de vida pq já abriu os olhinhos, comecei a cuidar dele dando leite na siringa, quando foi quinta feira notei ele muado não queria mamar e assim foi sexta e hoje sábado troquei o leite providenciei uma mamadeira mas ele tá muito fraquinho emagreceu muito e dar o leite a ele tem que ser empurrado pois não quer tomar. Ele é todo branquinho muito lindinho eu tô chorando tanto, pois me apaguei muito a esse serzinho coloquei ele em uma caixa com cobertas no cantinho do meu quarto, mas tô sentindo que ele não vai aguentar. É horrível perder um bichinho😢😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, continue cuidando dele, pega um pouco de ração de gato misture com o leite, deixe um tempo e agite e dê a ele na seringa, outra coisa que vc pode fazer é pegar gema de ovo misturar bem com leite e ferver, depois que esfriar vc dá ele na seringa. Ele também pode estar com problemas de vermes, pegue um pedacinho de vermifugo e deixe derreter no leite e dê a ele. Faça o que puder, mas se ele não sobreviver, a culpa não é sua, talvez ele nasceu com alguma doença.

      Excluir
    2. Você fez sua parte, eles estão aparentemente bem e do nada começam a ficar estranhos, mamam pouco e acabam morrendo, muito triste😓😓😓

      Excluir
  16. É hoje foi meu dia, depois de 13 dias cuidando de um lindo gatinho, ele não aguentou, a barriga inchou, ficou arroxeada, ele tava com a mucosa meio pálida, sei lá, por mais que cuidemos muito bem existem tantos motivos que levam os gatinhos bebês a morrerem que é até triste, tô muito sentida, achei ele e o irmão do lado da minha casa, minha vizinha acumuladora não tá nem aí, eu vi a mãe deles mas não entendi o motivo do abandono, eles estavam sozinhos no pátio dela, então eu peguei eles, um teve complicação com o umbiguinho devido a estar enrolado em um galho lá no pátio dessa mulher, só viveu 3 dias, já era pequeno e franzino, a mãe não cortou o cordão que estava ainda na placenta, ele foi guerreirinho e o irmãozinho estava aparentemente bem, cuidei dele com muito amor, mas ele teve algum problema na barriguinha mesmo eu fazendo todos os estímulos de cocô e xixi. É gente, cheguei a conclusão que não é fácil gatinhos recém nascidos viverem, a gente sente que não fez o suficiente mas é assim, eles ficam vulneráveis a muitas coisas, uma vez consegui salvar um ele cresceu e ficou lindo, morreu com quase um ano atropelado mas não por negligência minha. Eu sinto muito por todos vocês, a dor de vcs é minha e aprendemos muito com essas histórias...acho que sempre procuramos fazer o melhor, o futuro é uma incógnita.

    ResponderExcluir
  17. Minha gata deu cria a 2 dias e viraram 5 gatinho e pelo que eu vi todos estavam bem até que agora a tarde minha gata estava miando agitada e eu fui checar quando vi ela com um dos gatinhos na boca, quando ela me viu ela colocou o gatinho do chão e eu fui dar uma olhada ele estava bem fraquinho, parado mas respirando e comparando aos irmãos ele estava um pouco gelado e mais magro, acho que ele não passa dessa noite, mas eu queria saber o que aconteceu se ele está doente ou se a gata que não cuidou dele

    ResponderExcluir
  18. A minha gata teve 3 filhotes ontem de manhã cedo ou foi no sábado a noite, e hoje a tarde quando fui ver eles, um tava morto. Tava todo esticado, com a boca aberta e tinha um líquido espalhado pelo rosto dele, estou muito triste.

    ResponderExcluir
  19. Os meus gatinhos, nasceu a três dias...sua mãe inexperiente não sabe fazer nada até que gnt tenta da leite, estamos com medo pois morreu 2 bbzinhos e tô achando que nenhum vai sobreviver, pq choram muito parece, que estão com dor isso que doe meu coração.😔😔😔😔

    ResponderExcluir
  20. Estou vendo que é bem comum morrerem nós primeiros dias ' estou com esse problema tambm. Minha gatinha teve 4 filhotes e um morreu' mas o outro não levanta mais a cabeça. Mas tive com outra gatinha uma experiência meio assustadora mas...ela teve 8 filhotes e todos sobreviveram, coisas mais amadinhas'

    ResponderExcluir
  21. a uma semana achei 3 gatinhosem baixo do carro do meu irmão, esperei a mãe deles voltarem, mas nada, dois já morreram e só sobrou um, estou cuidando muito e me esforçando mas hoje com 6 dias ele parece muito fraco, quase não toma o leite, não está fazendo cocô mesmo com os estímulos, tô muito mal pq estou cuidando tanto mas parece não ser o suficiente, sinto que ele vai morrer logo, tô bem triste.

    ResponderExcluir
  22. Aconteceu comigo, resgatei 6 gatinhos que abandonaram aqui em frente numa caixa que estava até virada, eles estavam no chão molhado, peguei eles aparentavam ter 2 dias de vida. Cuidei deles e toda vez que eu tava leite alguns respiravam o leite e espirravam pra fora, eu limpava o focinho deles e continuava a dar mama. Aí um deles começou a ficar triste e não quis mais pegar a mamadeira, no outro dia ele amanheceu morto, fiquei muito triste, hoje um dos gatinhos estava com marcas no corpo, na barriga e nas patinhas , vermelhas , até no ânus, tinha algumas bolinhas também , não entendi o pq, quando observei ele estava com uma das patinhas super inchada e roxa, ele nem mexia ela mais, comprei andiroba e sebo de holanda e massageei , ele estava com tipo um tumor inchado ao lado do pescoço, hoje mesmo ele morreu, desconfio que os irmãos dele chuparam ele até ferir, pois flagrei isso, e acredito que infeccionou, agora tô com medo dos outros gatinhos morrerem. Estou fazendo o meu melhor, dando mama de 3 em 3 hrs, colocando garrafas quentinhas pra eles se aquecerem, tô estimulando xixi e cocô. Tô fazendo o que posso, mas mesmo assim não é o suficiente, e tô com medo de ser minha culpa por não saber dar mama direito pois eles respiram sem querer o leite, mas jogam pra fora. Porém é eles que chupam com muita força e o buraquinho da mamadeira é bem pequeno .

    ResponderExcluir
  23. Eu adotei uma gatinha bem novinha. Estava comendo bem, até que começou a vomitar (1 semana após a adoção), ficou bem fraquinha, não reagia mais, quase não respirava. Levei ela no veterinário, ficou uma noite internada tomando soro e no oxigênio. Fiquei uma semana indo todos os dias no veterinário para ela tomar soro (ficava o dia inteiro lá), mesmo com os veterinários desacreditando dela. Hoje, 6 meses depois, ela está uma gata linda, super forte/saudável e sapeca haha, a vontade de viver que ela tinha superou tudo!! Não desistam dos seus bichinhos!!

    ResponderExcluir
  24. Minha gatinha teve dois filhotes, hoje completaria uma semana de vida e ambos falecerem, eu n entendo pq eles estava gordinhos já, estou tão triste estava tão feliz com eles.

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal, também entrei para esse time de sofrimento por perda de um gatinho. Eu estou arrasado, deprimido, não sei explicar. Estava tudo normal em uma ninhada de 3 filhotes, 2 fêmeas e 1 macho. Do nada, ele começou a ter ânsia. Achei estranho pq eles ainda não se lambem, afinal só tinha 15 dias. Comecei a perceber com 17 dias, que as outras duas estavam espertas e o macho só queria dormir separado e gemia muito 😢
    Até que comecei a monitorar e percebi que ele procurava a mãe mas não conseguia mamar. Isso já com 18 dias. No 19º dia ele não resistiu 😭... Estou arrasado! Me sinto culpado por não ter percebido a tempo de tentar salvá-lo. Agora no 21º, estou preocupado, ainda em luto pelo que morreu, mas uma está com um inchaço no ânus, mas não sei o que fazer, e não tenho mas como levar no veterinário por ter ficado sem dinheiro com a tentativa de salvar o outro. Se alguém puder me ajudar com uma dica ou orientação... Por favor.

    ResponderExcluir
  26. Minha gata é muito nova tem menos de um ano e deu cria foram 3 filhotes mais dias depois do parto um morreu muito triste pq tínhamos percebido que. Ele era o mais lento eu botava perto da mãe mais ele só dormia quando fui ver ele tava durinho

    ResponderExcluir