About Me

header ads

Como os cachorros encaram a Morte


O MAIOR medo do homem é também a única certeza que temos: de que um dia vamos todos morrer. Mas será que os cães também têm esta percepção da vida? Para tirar esta dúvida entrevistamos o especialista em comportamento animal Gustavo Campelo, que explica que a morte é encarada pelos cachorros de uma maneira muito mais natural que nós, complexos seres humanos.
CONFIRA a entrevista exclusiva com Gustavo Campelo sobre a morte e os cachorros na série especial do Dia de Finados:
CANINABLOG: É verdade que cachorros conseguem pressentir a própria morte?

É normal os cães não saberem como reagir à mudança na rotina sem o dono, afirma Campelo
Gustavo Campelo: Eles conseguem sentir que estão fracos e já é hora de arrumar um lugar confortável para descansar. É um comportamento natural presente em várias outras espécies que vivem em bando, como elefantes, por exemplo. A explicação para isso é que um indivíduo debilitado pode colocar todo o grupo em risco.
CANINABLOG: Eles têm algum comportamento diante da própria morte ou de outros cães?
Campelo: Relatos dizem que cães quando estão perto de morrer se isolam ou ao contrário, ficam mais “grudentos” do que o normal. Quanto à morte de seu dono ou de um companheiro canino, é comum observar cães ficarem próximos ao corpo ou até mesmo tentar protegê-lo não deixando ninguém se aproximar. Mas a saudade não acontece. O que acontece é que eles percebem alguma coisa diferente na rotina e sentem falta desta coisa, mas não sabem o que está faltando. Então é comum os cães ficarem alguns dias sem saber como se comportar, ficando cabisbaixos e, aparentemente, tristes. No entanto, se pudéssemos perguntar o que está faltando, eles não saberiam responder. O que pode acontecer é que com a reação dos familiares, abalados ou muito tristes, acabam influenciando os animais. Os cães podem ficar confusos com a reação das pessoas.
CANINABLOG: Como podemos ajudar nossos cães a lidar com a morte de outros bichos e de humanos?
Campelo: Podemos ajudar os cães aumentando a atividade física e mental, redirecionando a energia e alterando a rotina para situações novas e empolgantes, como passeios e brincadeiras de bolinha ou com outros cães. De repente, um bomday care ajudaria o cão. Dessa maneira os cachorros rapidamente superarão o estresse de mudança de rotina repentina.
https://caninablog.wordpress.com

Postar um comentário

0 Comentários