About Me

header ads

Boiadeiro de Appenzell



Ficha Técnica

Origem: Suíça
Utilização: boiadeiro, guarda e defesa
Porte: grande
Pelagem: dupla, com subpelo denso e preto, marrom ou cinza. O subpelo não deve aparecer na pelagem. O pelo externo é denso e brilhoso.
Cores: preto ou marrom-havana, com marcas simétricas marrom avermelhadas e brancas. Pequenas marcas marrom avermelhadas sobre os olhos, nas bochechas, peito e nas extremidades.
Temperamento: atento, alegre, vivaz e autoconfiante


Descritivo

O Boiadeiro é o tipo de cachorro que precisa de espaço para correr e se exercitar. Amigável, dócil e manso, ele é ótima companhia para a família, e também um excelente cão de guarda, já que tem forte instinto de defesa. Além disso fica reservado e desconfiado na presença de estranhos.
Pela força e tamanho há relatos de que o cachorro já foi utilizado para tração de carrinhos de leite

Histórico

A primeira descrição do cão é datada de 1853, no livro “A Vida do Mundo Alpino”. Seu padrão foi descrito pela primeira vez em 1895, por Max Siber. Acredita-se que o cão descenda de molossos do Tibete e de cachorros nórdicos. Já em 1898, a raça tem a oportunidade de se apresentar pela primeira vez, em uma feira em Altstätten. Com o objetivo de divulgar o Boiadeiro de Appenzell, Albert Heim fundou em 1906, o clube da raça. Foi Heim também o responsável pelo primeiro padrão da raça, estabelecido em 1914. 

Cuidados e Dicas

Uma boa dica é escovar o pelo do animal com frequência. 

Curiosidades

O Boiadeiro de Appenzell já foi utilizado em salvamentos em avalanches e tremores de terra.

http://www.petmag.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários