About Me

header ads

Por que os gatos vão embora?



A migração felina mereceria horas de dedicação sobre o tema, pois não se sabe ao certo sua causa. Pode-se dizer que ainda não foram desenvolvidas pesquisas científicas sérias sobre o assunto. No entanto, a convivência de anos com os felinos permite que se arrisque alguns palpites que ajudam a entender porque os gatos vão embora.


Não é novidade para ninguém que os bichanos são amigos incondicionalmente fiéis e inseparáveis do seu dono e não da residência em que vivem, como querem nos fazer acreditar os mitos populares. Basta observar o comportamento deles. Os gatos não são "interesseiros". Um bom exemplo é que nem sempre elegem como dono preferido a pessoa que os alimenta. Eles gostam do lugar onde vivem porque o conhecem muito bem e se sentem seguros ali. Gatos acostumados a viajar com o dono desde filhote, o fazem com elegância e companheirismo, que só vivendo a experiência para acreditar. Estes gatos "viajados" se adaptam bem em qualquer casa, desde que esteja perto do seu dono. Este comportamento mostra que o animal não é apegado apenas a casa.


É claro que os bichanos gostam de se sentir seguros e queridos. Como costumam ter muita liberdade para se movimentar pela vizinhança, muitas vezes, encontram esta segurança e afeto em outras casas, além da sua. Por mais carinho que um dono possa lhe oferecer, às vezes, o bichano prefere uma outra família. Nós aqui, do bichano, temos o exemplo de um gato sem raça definida, muito bonito e carinhoso chamado Gustavo. Ele preferiu viver na casa do vizinho, onde tem uma adolescente doente que lhe oferece carinho, conforto e boa comida. Na sua casa mesmo, tem um outro adolescente que adora música alta e as pessoas ficam pouco em casa durante o dia. O Gustavo preferiu a casa mais tranqüila. Quando seu dono mudou de bairro e o levou junto, ele voltou sozinho para a casa da vizinha. Quantas vezes seu dono o levava para a nova casa, quantas vezes ele fugia para a outra casa. 


Comportamento como esse alimentou o mito que o gato ama sua casa e não se muda de lá. Mas, na verdade, o que o Gustavo queria era a companhia da adolescente vizinha e iria fazer isso a qualquer custo. Outra explicação para a mudança do gato está relacionada às modificações bruscas na rotina da casa onde vive, que acabam culminando com a diminuição da atenção dispensada a ele. Dois exemplos clássicos: a chegada de um bebê ou a de um hóspede que fica muito tempo. O bichano costuma ser deixado em segundo plano nestas situações e pode encontrar, durante seus passeios, alguém que lhe ofereça mais atenção. O gato costuma voltar muitas vezes nesta nova casa e pode até permanecer por lá a vida toda se for bem aceito.


Não se pode esquecer também o fato de que os gatos não castrados migram, muitas vezes, à procura de fêmeas no cio e que acabam não voltando à sua origem, por serem vítimas de acidentes diversos. Pode acontecer ainda de uma gata prenhe, por insegurança no local em que vive, resolver partir em busca de um lugar mais aconchegante, que lhe inspire mais confiança para ter os seus filhotes.


Muitos são os exemplos e situações que mostram a migração dos gatos, mas todas nos levam a pensar que eles apenas procuram uma forma de viver confortável e segura, sempre acompanhados de muito carinho


 www.bichano.com.br

Postar um comentário

7 Comentários

  1. O meu também fugiu. Apareceu em casa, faminto, magrinho, com os pelos caindo,pegamos, demos comida e ele dormia na minha cama. Levou uns três meses. Mas nosso cachorrinho escorraçava o bichinho quase sempre. Um vizinho soltava foguetes fortes e ele ficava com muito medo. De repente sumiu. Não voltou mais. Passado um mês mais ou menos o vi; então o chamei e ele nem me olhou. Atravessou a rua que passa pouquíssimos carros e entrou tranquilamente na casa de uma pessoa que não conhecia. Nunca mais o vi. Ficou só o vazio e suas coisinhas dele. Não quero mais nenhum; a gente sofre muito e não consigo entender o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu já respondeu. Teu cachorro espantava ele e teu vizinho soltava fogos que o assustavam.Nessa casa ele deve ter encontrado a tranquilidade que não tinha na tua.

      Excluir
  2. O meu também fugiu. Apareceu em casa, faminto, magrinho, com os pelos caindo,pegamos, demos comida e ele dormia na minha cama. Levou uns três meses. Mas nosso cachorrinho escorraçava o bichinho quase sempre. Um vizinho soltava foguetes fortes e ele ficava com muito medo. De repente sumiu. Não voltou mais. Passado um mês mais ou menos o vi; então o chamei e ele nem me olhou. Atravessou a rua que passa pouquíssimos carros e entrou tranquilamente na casa de uma pessoa que não conhecia. Nunca mais o vi. Ficou só o vazio e suas coisinhas dele. Não quero mais nenhum; a gente sofre muito e não consigo entender o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. Comigo aconteceu contrario..dia desses apareceu uma gata linda aqui em casa e nao quer mais ir embora. Compramos comida, demos carinho e ela está até dormindo na minha cama. Mas estou com muito medo de me apegar ainda mais e de repente algum bater na minha porta querendo a gatinha ou ate nos culpar de algo. Nao sei o que fazer. Minha filha de 4 anos está gostando bastante da nova companheira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive esse experiência em abril de 2018. Comecei a dar água e comida a uma gatinha da vizinhança com família. Ela já chegou a me esperar para jantar a noite na minha porta, miava de madrugada pedindo ração...Chegou a ter filhotes na minha cama. Hoje, estou quase em outubro de 2018, castrei, dei remédio de vermes, e as vezes ela dá uma passada na antiga família. Estou e feliz com animal, apesar de ficar pouco em casa, a deixo solta. Ela está feliz comigo e vale muito a pena ser escolhida pelo um bichano. A dona sabe que ela mora comigo, sempre comunico quando a levo no veterinário. Foi até a dona dela que me disse que ela estava com vermes e eu a mediquei. Não há ciúmes entre nós e a gatinha tem duas humanas. Cuide sim desse bichano, vale ter essa experiência. A gatinha aqui já ficou no máximo 10 dias fora da minha casa e quando voltou toda molhada de chuva fiquei radiante. Vale a pena amar um serzinho desse. Faça sua escolha e boa sorte.

      Excluir
  4. A minha acabou de sumir. Acordei pela manhã com minha irmã me dizendo que a gata tinha sumido. Pela manhã,saí pela vizinhanca em busca do paradeiro dela mas sem sucesso.Pela tarde, vi um corpo de um gato morto muito idêntico ao dela, mas era um macho, confesso que fiquei um pouco aliviado, porém a angústia é muito grande. Ela estava comigo há menos de 2 meses, todo dia eu brincava com ela e sempre ficava perto de mim em qual canto da casa eu estivesse. Já chorei 2 vezes hoje e não paro de pensar onde ela deve estar agora, se já comeu, se bebeu etc.To sofrendo demais, acho que não vou mais criar nenhum gato.

    ResponderExcluir
  5. Meu gato foi embora pra casa da vizinha. Tô sofrendo muito 😔😢

    ResponderExcluir