About Me

header ads

Top Cat - Manda Chuva


Top Cat era um desenho animado que ficou conhecido no Brasil como Manda Chuva, criado pela produtora Hanna-Barbera, inspirado numa famosa sitcom chamada “The Phil Silvers Show”, que fez um grande sucesso entre 1955 a 1959, nos Estados Unidos.

 

Este espetáculo era estrelado por Phil Silvers no papel do Sargento Ernest G. Bilko, do exército dos Estados Unidos, que tentava passar a maior parte do tempo em armar algum tipo de golpe, para conseguir um rápido enriquecimento usando para isso os soldados sob seu comando, para ajudar em seu plano.


Com base neste personagem tão safado e como já era de praxe dos produtores da Hanna-Barbera criarem desenhos baseados em personagens e/ou programas famosos da televisão nasceu um desenho animado tendo como fundo um líder malandro, na forma de um gato, de uma gangue, também de gatos, que vivia num beco em Nova Iorque.


A gangue era liderada por um gato chamado originalmente de Top Cat, que também por vezes era chamado de T.C, mas esse tipo de abreviatura nunca fora utilizada na dublagem, pois fora denominado de Manda Chuva no Brasil e por aqui ninguém o chamou de M.C. ou coisa parecida.


Manda Chuva usava chapéu e um colete da mesma cor e era um gato muito esperto, safado, trapalhão, malandro, com uma grande aversão ao trabalho e também sabia ser bastante persuasivo quando queria conseguir alguma coisa.


Além de líder de uma gangue de gatos desocupados, ele também muito amigo deles e cada qual contava com uma personalidade muito particular e especialidade, e todos moravam num beco originalmente na ilha de Manhattan, em Nova Iorque, num complicado sistema de ruas e vielas, muito próximo ao Brooklyn, Queens e Bronx.


O mais incrível deste desenho animado era o fato de toda a natureza cosmopolita da cidade ser refletida principalmente nos seus transeuntes do beco e próximas a ele. No Brasil, dizem alguns autores, que a cidade a ser adotada em sua dublagem era Brasília, mas o local poderia ser adaptado para qualquer lugar familiar de sua cidade, já que o beco era muito parecido a diversos lugares iguais existentes em qualquer grande metrópole.


Logo na abertura do desenho animado mostrava o Manda Chuva ele surgindo em frente a um restaurante muito fino, supostamente numa limusine com chofer, mas na realidade ele estava sendo do lado de fora do carro, sobre o páralamas da roda traseira.


Depois sentava de fora de uma mesa, apanhava com a sua bengala a lancheira de almoço de que um homem que estava trabalhando num dos bueiros próximo e na hora de ir embora, dava uma gorjeta para o garçom, com uma moeda amarrada ao um elástico. Assim que o garçom tentava pegar, ele puxava de volta. Era um gato muito esperto.


Manda Chuva e sua turma dormia nas latas de lixo que ficavam num dos cantos do beco e essa cena podia também ser vista ao final de cada episódio, nos créditos que mostrava o Manda Chuva se preparando para se deitar.


Todos eles eram constantemente perseguidos pelo Guarda Belo, um policial do bairro, que sempre acabava por descobrir as falcatruas do Manda Chuva e tentava levá-lo ao xadrez, mas acaba mesmo é caindo nas boas lábias do esperto gato.


Um dos motivos mais comuns, que deixava o Guarda Belo furioso era o uso do telefone, que era de utilidade apenas para a polícia, que ficava no beco, mas que o malandro do Manda Chuva usava para fazer seus contatos, armar algum golpe ou manter-se informado sobre os resultados das apostas das corridas de cavalo.


Outro personagem recorrente na série era o gato Choo Choo, que ficou conhecido por aqui como Chu-chu. Ele era o segundo na hierarquia e respondia pelo grupo quando Manda Chuva estava ausente. Ele usava sempre uma camisa branca de pescoço alto e manga comprida e também era o mais alto de todos os gatos e representado tendo os olhos de um gato siamês.


Ao contrário de Manda Chuva e de Bacana, ele não tinha muito traquejo e nem coragem para falar com as fêmeas de sua espécie. Originalmente sua voz foi vocalizada por Marvin Kaplan e se assemelhava muito ao de Woody Allen. Na dublagem brasileira Chu-chu recebeu uma fala bem suave e macia de Waldir Guedes.


Bacana ou Fancy Fancy era outro membro do grupo de Manda Chuva. Ele era descontraído, tinha uma doçura ao falar e freqüentemente era visto conversando com as senhoras e dizem que ele foi inspirado no ator Cary Grant. 


No Brasil também recebeu uma fala macia, muitas vezes muito elegante e se mostrava como um verdadeiro “Don Juan”. Ele gostava de usar um grande lenço, muito elegante em seu pescoço o que lhe conferia a ele um ar bastante sofisticado.


Tinha também o Brain, que numa tradução literal significa Cérebro e que por aqui ficou intitulado de Gênio, mas que de gênio nada existia, pois ele era o membro mais estúpido do bando. Era um gato que originalmente era gago e, além disso, não conseguia guardar um segredo, colocando muitas vezes o grupo em apuros.


Por mais incrível que pareça ele era o responsável pelo dinheiro do grupo, o que eles raramente tinham e apesar de sua aparente estupidez, às vezes dizia algo muito brilhante. Gênio aparentava sempre estar insatisfeito, principalmente por ter um semblante muito triste, com seus olhos bem caídos.


Espeto, originalmente chamado de Spook, que numa tradução literal significa “fantasma” era um personagem que raramente falava nos episódios. Ele se aparentava muito ao Bacana, tanto na aparência, quanto em comportamento. Originalmente Spock tinha uma linguagem doce e originalmente baseada na fala de um beatnik.


No Brasil recebeu um sotaque nordestino, estava sempre alegre, mas geralmente agia de maneira subserviente, por isso mesmo dificilmente liderava alguma situação. Assim como o Bacana ele também usava uma gravata o que lhe conferia um ar também elegante.


E, finalmente o Benny the Ball, mais conhecido por aqui como Batatinha. Ele era gordinho e engraçado, assim como parecia ser muito simplório e ingênuo, mas era o que conseguia fazer as perguntas mais lógicas durante os empreendimentos irregulares da gangue.


Ele era lento, mas não era estúpido e a sua relação com a gangue e principalmente com o Manda Chuva era baseada numa amizade sincera dedicada entre eles. Também via sempre as tramóias do Manda Chuva de uma maneira pura e sem maldade. Era também o único do grupo a ter uma família e isso pode ser conferido no episódio denominado “A Visit from Mother”, onde o Batatinha recebe a visita de sua mãe.


A música tema da série é uma das mais famosas do desenho animado e lembrado até os dias atuais, mas a informação sobre seus autores não foi possível a sua localização, pois raras são as notícias sobre este assunto. No Brasil a música também recebeu uma versão, que em poucas linhas explica a personalidade do Manda Chuva e o que ele faz.


Após o encerramento da série em 1962, pela rede ABC, ele ainda pode ser vista novamente pela NBC entre 1965 a 1969; em syndication entre 1970 a 1993; pela Cartoon Network entre 1992 a 2000 e desde 2000 a Boomerang sempre vem colocando em sua programação, e no Brasil, até o fechamento desta matéria estava sendo exibido pela Rede Brasil.



Desde que a série passou a não mais ser produzida os personagens de Manda Chuva e sua turma tem sido apresentado como personagens secundários em uma ou outra produção. Por exemplo, o Officer Dibble, ou o Guarda Belo, fez uma pequena aparição num dos episódios dos “The Flintstones” intitulado “Time Machine”, como um policial do futuro.


Manda Chuva e sua turma apareceu em “Lark Yogi´s Ark”, juntamente com outros personagens antigos da Hanna-Barbera, onde somente o personagem do Manda Chuva e Batatinha tinham diálogos, que foram vocalizados por Daws Butler (Manda Chuva) e John Stephenson (Batatinha), já que Arnold Stang não estava disponível, enquanto Maurice Gosfield já havia morrido em 1964.


Em 1985, o Manda Chuva apareceu em “Yogi´s Treasure Hunt”, juntamente com Zé Colméia e outras estrelas de Hanna-Barbera. Também o Guarda Belo (Officer Dibble) fez uma aparição no final do episódio “Yogi´s Beanstalk” e foi dublado por John Stephenson.


Em 1987, a Hanna-Barbera produziu um telefilme baseado na série original, intitulada “Top Cat and the Beverly Hills Cats”, na qual Manda Chuva e sua turma ajudam uma moça a reivindicar sua herança. John Stephenson vocalizou o Guarda Belo (Officer Bibble) e o Batatinha (Benny the Ball) foi dublado por Avery Schreiber.


Também na série “Fender Bender 500” no segmento “Wake, Rattle, and Roll”, Manda Chuva e Chu-chu aparecem pilotando um grande caminhão, intitulado de Cat Alley que recolhia as latas de lixo. Em 1991, o Manda Chuva apareceu como gato adolescente, que ainda morava numa lata de lixo em “Yo Yogi!", vocalizado por Arte Jonson e em 1995, o Manda Chuva pode ser visto participando do programa Cartoon Network Rap.


O Manda Chuva e sua turma também apareceram em “Harvey Birdman, Attoney at Law” no episódio “Mindless” com Manda Chuva e Chu-chu sendo dublados por Tom Kenny; Batatinha (Benny the Ball) por Maurice LaMarche; Bacana (Fancy Fancy) por Chris Edgerly. Curiosamente o Gênio (Brain) não tinha diálogo e Espeto (Spock) estava longe de ser visto.


O desenho animado foi originalmente apresentado nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 27 de setembro de 1961 a 18 de abril de 1962, num total de 30 episódios, de aproximadamente 24 minutos cada, em uma só temporada.

No Brasil foi inicialmente exibida pela TV Record, na década de 60, angariando grande sucesso e depois foi reprisada também por alguma outra emissora, em outras épocas. Por aqui, a série recebeu a dublagem de diversos artistas, criando uma certa originalidade sem igual. Lima Duarte, por exemplo, vocalizou o Manda Chuva e o Espeto; Roberto Barreiros, o Batatinha; Older Cazarré, o Gênio; Gastão Renné ao Guarda Belo e Waldir Guedes ao Bacana e ao Chu-chu.


Na versão original a voz do personagem Top Cat (Manda Chuva) foi vocalizado por Arnold Stang que fazia uma voz muito semelhante ao de Phil Silver. Naturalmente essa característica desapareceu na dublagem brasileira, bem como outras peculiaridades, como o Guarda Belo, denominado no original de Officer Dibble vocalizado por Allen Jenkins, que fez um grande sucesso e acabou por introduzir a palavra Dibble, que significa “plantar” dentro do vernáculo corriqueiro dos policiais.

Muitas situações como nome dos personagens, local, sotaque e outros elementos receberam, digamos assim, uma “roupagem brasileira”. Alguns autores comparam o personagem do Manda Chuva ao de Zé Carioca de Walt Disney, devido a sua aversão ao trabalho e também pela sua malandragem.


Durante a época em que a série foi ao ar nos Estados Unidos, ela também recebeu sua versão em comic books, ou seja, histórias em quadrinhos pela Dell Comics, que posteriormente se tornou a Gold Key e continuou a publicação entre 1961 a 1970. Depois entre 1970 a 1973 a Charlton Comics continuou publicando os quadrinhos. No Brasil, na década de 60, Manda Chuva e sua turma foi publicada em gibis pela Editora O Cruzeiro. 

Elenco – Vozes – Original


Arnold Stang como Top Cat
Maurice Grossfeld como Benny the Ball
John Stephenson como Fancy Fancy
Leo Lyon como Spock e Brain
Marvin Kaplan como Choo Choo
Allen Jenkins como Officer Dibble


Elenco – Dublagem – AIC São Paulo
Lima Duarte como a voz de Manda Chuva e Espeto
Roberto Barreiros como a voz de Batatinha
Older Cazarré como a voz de Espeto
Gastão Renné como a voz do Guarda Belo
Waldir Guedes como a voz de Bacana / Chu-chu
Episódios

Postar um comentário

0 Comentários